A Secretaria de Saúde de Cascavel (Sesau) reativou nesta segunda-feira o Programa Saúde da Família (PSF), que estava descredenciado do Ministério da Saúde desde março por irregularidades. Inicialmente, serão disponibilizadas oito equipes formadas por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e de quatro a seis agentes comunitários de saúde. O recredenciamento junto ao Ministério aconteceu em agosto, quando a Sesau conseguiu a aprovação de novo projeto.
As equipes que atuarão no programa iniciaram nesta segunda-feira treinamento no auditório da prefeitura. Segundo a secretária de Saúde, Lilimar Mori, além da reativação do programa, para cada duas equipes do PSF também será implementada uma equipe do Programa Saúde Bucal (PSB). Serão quatro equipes, compostas por odontólogo, auxiliar de consultório e técnico em higiene dental.
O descredenciamento de Cascavel do PSF, em março, foi motivado por irregularidades cometidas na implantação das equipes, como a carga irregular de trabalho com atendimento de 6 horas por dia, e não 8 horas, como exigem as normas legais do programa, e a falta de alguns profissionais nas equipes. Das 22, sete estavam sem enfermeiros e uma estava sem médico.
Leia mais:
Nova lei elimina reteste e permite reagendamento gratuito de exames no Detran em 30 dias
Região Sul do Brasil tem previsão de tempestade para o final de semana
UEM divulga edital para a contratação de 65 professores por meio de teste seletivo
BR-376 em Sarandi será interditada para obra de novo viaduto no domingo
*Leia mais na edição desta terça-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.