A Secretaria Estadual da Saúde realiza nesta quinta e sexta-feira, em Curitiba, um treinamento em Hipertensão Arterial e Diabetes, dirigido a médicos e enfermeiros das unidades básicas de saúde de 200 municípios do Paraná.
O curso faz parte do Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e Diabetes do Ministério da Saúde e visa aumentar a prevenção, diagnóstico, tratamento e controle destas doenças. "O nosso objetivo é reduzir o número de internações, os gastos com o tratamento de complicações, as aposentadorias precoces e a mortalidade cardiovascular", explica Elizete Paiola Tonon, coordenadora do plano no Estado.
O treinamento é ministrado por profissionais das sociedades de Cardiologia, Nefrologia e Endocrinologia, que foram capacitados pelo Ministério da Saúde no início deste ano. "Os médicos e enfermeiros paranaenses estão recebendo informações sobre avaliação dos sintomas, tratamento e medicação", diz Elizete.
Leia mais:
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo
Segundo a coordenadora, nem todo diabético necessita de medicamento. "Muitas vezes, com orientação, alimentação saudável e a prática de exercícios, a pessoa consegue levar uma vida normal." Já os que necessitam de remédios, explica, precisam de atendimento especializado para evitar complicações.
Estima-se que 8% da população brasileira acima de 40 anos seja portadora de diabetes. Já a hipertensão atinge cerca de 20% da população acima de 18 anos. As duas doenças são responsáveis pelo maior número de invalidez e aposentadoria precoce do País.
Serviço:
Treinamento em Hipertensão Arterial e Diabetes
Data: Quinta e Sexta-feira, dias 17 e 18/10/02
Horário: das 8 às 18 horas
Local: Caravelle Palace Hotel
Endereço: Rua Cruz Machado, 282 – Curitiba