Pesquisar

Canais

Serviços

Para o diretor de Ambiente, as saúvas se proliferaram porque não as matas foram derrubas e não houve controle de pragas - Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Praga

Saúvas na zona urbana assustam moradores

Loriane Comeli - Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

A população de Umuarama, no noroeste do estado, está assustada com a proliferação de formigas saúva na cidade, as chamadas cortadeiras. Os ninhos estão presentes nos canteiros centrais de avenidas, nas casas e e praças, além da zona rural.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

O diretor da Secretaria de Ambiente e Agricultura de Umuarama, Cláudio Marconi, disse que a proliferação se deu em razão da destruição do habitat das formigas, com o desmatamento e a extinção de predadores naturais.

Continua depois da publicidade


"Essa espécie de formiga existe aqui no município há 40, 50 anos, mas nunca em tão alta proporção", afirmou Marconi à Rádio CBN Maringá. "O problema nunca foi levado a sério no município e agora se tornou uma praga urbana".


O diretor disse que um dos riscos oferecido pelos formigueiros é quando estão localizados próximos de residências. "Podem causar infiltrações e rachaduras nas casas que não têm uma estrutura preparada".

A Secretaria de Ambiente e Agricultura está fazendo o controle das formigas com um produto químico liberado pelo Ministério da Saúde, já que é proibido usar defensivos agrícolas em área urbana.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade