A Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República oferece às regiões metropolitanas (RMs) de todo o Brasil 11 programas de ação. Destes, quatro implicam na liberação de financiamento e se destinam às áreas de habitação, saneamento, transporte e gestão urbana. Porém, muitas regiões metropolitanas brasileiras não conseguem acesso a estes programas.
Segundo a gerente do programa da Gestão da Política de Desenvolvimento Urbano da secretaria especial, Vera Ribeiro, o relacionamento entre os gestores das RMs e a União poderia ser mais estreito. Vera participou nesta quarta-feira do seminário internacional Diálogos Metropolitanos, evento que está discutindo as necessidades de uma metrópole para se alcançar o desenvolvimento competitivo, sustentável e solidário.
Segundo a diretora do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Curitiba, Zulma Schussel, o evento vai ajudar a encaminhar as discussões sobre o plano da região de Curitiba, que por enquanto é apenas um documento para discussão. Os principais problemas que são desafios hoje para a RMC são o transporte coletivo, o abastecimento de água e a habitação.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
*Leia mais sobre o assunto na edição desta quinta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.