Audiência da secretária de Estado da Educação Alcyone Saliba, marcada para esta terça-feira na Assembléia Legislativa, foi transferida para o dia 11. A assembléia aprovou na semana passada requerimento do deputado Ricardo Chab (PTB) convocando a secretária para explicar a falta de professores na rede pública de ensino em Curitiba e região metropolitana. Alcyone informou, por meio de sua assessoria, que não iria poder comparecer por conta de compromissos no interior do Estado.
A assembléia quer que a secretária explique a situação precária da rede estadual de ensino, agravada pela falta de professores. O governo admitiu o problema e, antes da secretária prestar depoimento, convocou 150 professores, segundo o chefe de gabinete da secretaria Cláudio Bonfatti, para atuar na região metropolitana. A situação mais precária, conforme aponta a secretaria, é na região de Colombo.
Nota oficial da Secretaria de Educação dá conta de que foram contratados 350 professores, por meio do Paraná Educação. De acordo com o presidente da APP - Sindicato, Romeu Gomes de Miranda, para atender a demanda estadual seria necessário a contratação de cerca de mil novos professores.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
A APP prepara para o próxima sexta-feira paralização da categoria para reinvindicar melhores condições de ensino. Segundo Romeu Miranda, não está descartada a possibilidade de greve, caso os representantes da categoria não sejam atendidos pelo governador Jaime Lerner.