Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
DST

Secretaria da Saúde inicia campanha de prevenção à AIDS

Redação - Bonde
17 fev 2003 às 15:02

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA), lançou neste final de semana uma campanha informativa com o objetivo de incentivar o uso do preservativo. A campanha, realizada em conjunto com o Ministério da Saúde (MS), vai se estender até o carnaval, época de maior proliferação de doenças sexualmente transmissíveis.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do governo estadual, a SESA estará distribuindo cartazes e preservativos em todo Paraná, dando prioridade para o litoral. Desde o início de janeiro, já foram encaminhados 2 milhões de preservativos às 22 regionais de saúde do Estado. Com o início da campanha e a aproximação do Carnaval, foram enviados mais 300 mil para o litoral, onde há maior concentração de pessoas no carnaval. Durante todo o ano passado, foram distribuídos 6,4 milhões de preservativos em todo o Paraná.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A campanha tem como objetivo chamar a atenção da população, em especial adolescentes do sexo feminino, de 13 a 19 anos, faixa etária em que os novos casos de AIDS vêm superando o número de ocorrências entre os meninos. Os últimos dados sobre a AIDS revelam que, desde 2000, está ocorrendo uma inversão na relação da doença entre homem e mulher, na faixa etária de 13 a 19 anos de idade, com um número maior de casos em adolescentes do sexo feminino. Só no Paraná, a proporção de casos entre homens e mulheres, que já chegou a ser de 18 por um, hoje é de dois por um.

Leia mais:

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná

Imagem de destaque
Alternativa sustentável

Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável

Imagem de destaque
Oportunidade

Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas

No Brasil, já foram notificados, desde o início da epidemia de AIDS, 237.588 casos de AIDS. Desses, 172.228 em homens e 65.360 em mulheres. No Paraná, foram 12.249 casos desde 1984, quando foi notificada a primeira ocorrência no Paraná. Deste total, 37,8% das pessoas já morreram, o que resulta em 7.613 pessoas vivendo hoje sabendo que são portadoras do vírus da AIDS. "Para cada uma das pessoas que sabe que tem, há 3 ou 5 que não sabem, então o número de infectados no Paraná pode ser bem maior", diz Rita Esmanhoto, coordenadora estadual de DST/AIDS. Em Curitiba, há um caso novo por dia. No Paraná, as cidades com maior ocorrência da doença são Paranaguá, Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Maringá e Ponta Grossa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo