A Secretaria de Agricultura e Abastecimento promove na próxima semana a "1ª Agrotec Familiar de Londrina". Durante o evento, será discutida a situação da agricultura familiar na região. Além disso, a semana será marcada por uma série de atividades que prestam homenagem ao agricultor, devido ao Dia do Agricultor, comemorado no dia 28 de julho.
O primeiro evento ocorre na terça-feira (24) no Centro de Educação Ambiental no Parque Arthur Thomas, das 9h ao meio-dia. Lideranças dos agricultores familiares da região norte do Paraná vão se reunir com o deputado federal Assis Miguel do Couto (PT), com o objetivo de discutir e encaminhar propostas de ampliação dos trabalhos da Cooperativa de Crédito Solidário da Agricultura Familiar (Cresol).
Na quarta-feira (25) será realizado o "1º Encontro de Agricultores Familiares na Produção, Melhoramento e Conservação de Sementes na Região de Londrina", das 9h às 17h no Centro de Ciências Biológicas (CCB), da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Durante o encontro serão formulados os novos encaminhamentos do projeto de uso de sementes, implantado em 2006 nas comunidades rurais de Guairacá, 80 Alqueries e Pó-de-Serra, onde residem predominantemente agricultores familiares. O encontro também promove a atividade de produção de sementes como caminho para o desenvolvimento da agricultura familiar.
Leia mais:
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
Não haverá atividade na quinta-feira (26), mas a programação da "1ª Agrotec Familiar" retoma na sexta-feira (27) com o "1º Seminário Regional Agricultura Familiar: Viabilidade com Sustentabilidade", na Associação Vale das Acácias, das 9h às 17h. Técnicos e lideranças de agricultores familiares assistem palestras que vão contribuir e subsidiar grupos de discussão sobre os temas matriz produtiva, gestão da propriedade e geração de renda na agricultora familiar.
A Secretaria Municipal de Agricultura ainda promove no sábado (28) o "1º Seminário Regional Agricultura Familiar: Viabilidade com Sustentabilidade", na Associação Vale das Acácias, das 9h às 15h30. O seminário vai apresentar um diagnóstico da agricultura familiar de Londrina, baseado em uma série de reuniões que foram realizadas durante o mês de junho em várias comunidades rurais do município, com o objetivo de subsidiar a continuidade do trabalho com esse público.
Ainda está prevista para sábado a participação do secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Valter Bianchini, que vai apresentar propostas do Governo do Estado para o setor. A Associação Vale das Acácias também sedia na sexta-feira e no sábado (dia 28) a exposição de máquinas, equipamentos, sementes e outros produtos que poderão ser utilizados pelos agricultores familiares.
Às 11h, será realizada solenidade em homenagem a agricultores familiares pioneiros da colônia nipo-brasileira, em comemoração ao Dia do Agricultor e referência ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil – Imin 100, que ocorrerá em junho de 2008. De acordo com o secretário municipal, Nilson Ladeia, será feita uma homenagem aos pioneiros japoneses porque eles foram os primeiros agricultores a adquirirem lotes em Londrina.
"A homenagem aos pioneiros japoneses é uma forma simbólica de homenagear e valorizar todos os agricultores porque foram eles que proporcionaram o desenvolvimento da cidade", comentou. Segundo o secretário, essa lembrança não é só da Prefeitura de Londrina, mas de toda a população da região, pelo trabalho e pela dedicação dos agricultores.
A "1ª Agrotec Familiar" é uma promoção da Secretaria Municipal de Agricultura de Londrina, em parceria com a Emater, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e a Universidade Estadual de Londrina. Mais informações na Secretaria de Agricultura, pelo telefone (43) 3341-1177; ou na Emater pelo telefone (43) 3326-1629.