A Secretaria Municipal de Saúde de Contenda, município da Região Metropolitana de Curitiba, pretende controlar o surto de hepatite A na cidade dentro de 30 dias. Esse é o período que o vírus fica incubado no organismo, sem se manifestar. Como as orientações sobre higiene -melhor forma de combate da transmissão da doença- foram intensificadas na última semana, a secretaria acredita que os últimos infectados devem ser identificados nesse prazo.
Nesta segunda-feira foram confirmados mais seis casos de contaminação, o que elevou para 55 o número de pessoas infectadas com o vírus da hepatite A. Pelas estimativas do secretário de Saúde, Luiz Henrique Santos, até o final desta semana o número de doentes deve chegar a 70, passando para 120 nos próximos 20 dias e chegando a 150 no prazo de um mês. ''Se a população responder aos nossos pedidos de melhoria na higiene pessoal, a partir de 30 dias o surto deve ser contido'', espera. Segundo ele, em média 30 pessoas suspeitas procuram os postos de saúde diariamente e 10% destes casos são confirmados.
A mudança nos hábitos de higiene está começando nas escolas. As aulas que estavam suspensas desde a semana passada foram retomadas nesta segunta-feira.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
*Leia mais sobre o assunto na edição da Folha de Londrina desta terça-feira.
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.