O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Social e Econômico (Ipardes) realiza na quinta e na sexta-feira o seminário "Desenvolvimento Desigual: Até Quando?".
O evento é voltado para administradores, gestores e técnicos do setor público, como professores, universitários e pesquisadores. O objetivo é chegar a uma visão atualizada e abrangente sobre os diferentes aspectos relacionados à questão do crescimento econômico e da apropriação de seus resultados pela sociedade.
Na abertura do seminário, às 9 horas de quinta-feira, o diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais, José Alberto Magno de Carvalho, falará sobre "A demografia da desigualdade no Brasil e a agenda de desafios para as políticas sociais". Os debatedores serão o coordenador de População e Indicadores Sociais do IBGE, Luiz Antônio Pinto de Oliveira, e a pesquisadora do Ipardes, Marisa Magalhães.
Leia mais:
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado
Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná
IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho
Às 14 horas, o tema será "Desigualdade na distribuição da riqueza e democracia: condições para políticas distributivas", abordado por Fábio Wanderley Reis, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais. Ana Cleide Chiarotti Cesário, pró-reitora de Planejamento da Universidade Estadual de Londrina, e Maria Tarcisa Bega, vice-reitora da Universidade Federal do Paraná, debatem o tema.
Na sexta-feira, o seminário será reaberto por Márcio Pochmann, secretário do Trabalho da prefeitura de São Paulo, que fará uma exposição sobre "Políticas de emprego e trabalho: seu papel na inclusão social", tendo como debatedores Carlos Alberto Ramos, professor da Universidade de Brasília, e Liana Carleial, diretora presidente do Ipardes.
"As bases para uma política nacional de desenvolvimento regional" será o tema da tarde, enfocado por Tânia Bacellar, secretária de Política de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Regional. Os debatedores serão José Antonio Fialho Alonso, pesquisador da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul, e Gilmar Lourenço, pesquisador do Ipardes.