Um seminário discute hoje em Curitiba o problema da violência urbana na Região Sul. O encontro, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde e pela Comissão de Desenvolvimento Urbano e Interior da Câmara dos Deputados, tem o objetivo de elaborar um diagnóstico da situação regional da violência e da saúde e apontar formas de combate ao problema.
Dados da Assessoria Técnica de Trauma e Violência do Ministério da Saúde revelam que anualmente são registradas no Brasil 120 mil mortes por causas externas, principalmente acidentes de trânsito e homicídios. Trata-se do segundo grupo de causas de morte no País, perdendo apenas para as doenças do aparelho circulatório.
A gravidade do problema da violência chamou a atenção da Comissão de Desenvolvimento Urbano e Interior, que no ano passado criou uma Subcomissão Especial de Violência Urbana. Em Curitiba, o seminário é realizado com o apoio da Assembléia Legislativa, onde ocorrerão os trabalhos do primeiro dia. Amanhã, o seminário terá continuidade no Canal da Música.