Servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Paraná (Sema), em greve por tempo indeterminado desde segunda-feira (24), realizam nesta quinta-feira (27) um protesto na boca Maldita, no centro de Curitiba, onde distribuem mudas de flores e panfletos com os dizeres "Meio Ambiente na UTI".
De acordo com a presidente do Sindicato Estadual dos Servidores da Agricultura, Meio Ambiente, Fundepar e Afins (Sindiseab), Elci Costa, o Governo do Paraná não cumpriu a promessa de encaminhar o Projeto de Lei que reajusta a Gratificação pelo Exercício de Encargos Especiais (GEEE) à Assembleia Legislativa (Alep) até o dia 15 de agosto, principal reivindicação da categoria.
"Estamos lutando pelo reajuste e pela incorporação da GEEE. Também estamos buscando a progressão por tempo de serviço e a isonomia. Os servidores recebem essa mesma gratificação desde 2002 e ela não foi reajustada nem incorporada. Só a Secretaria de Agricultura conseguiu", afirmou.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Os trabalhadores também reclamam de falta de estrutura e pedem a contratação de mais funcionários. "Já fomos 1200 e hoje somos apenas 700 funcionários, sendo muitos terceirizados, para realizar fiscalização e licenciamento ambienta. Com as aposentadorias que estão por vir, em 2014, o quadro de funcionários do IAP vai contar com somente 268 servidores", disse a presidente do sindicato.
Protestos - Na segunda (24) e na terça-feira (25), os grevistas montaram barracas e levaram carros de som até as sede da Sema e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Ontem, eles estiveram no Palácio Iguaçu, para tentar um acordo com o governador Beto Richa (PSDB).
Segundo o Sindiseab, na ocasião o secretário da Administração e da Previdência Jorge de Bem afirmou que o PL que reajusta e incorpora a GEEE para fins de aposentadoria será encaminhado para a Assembleia Legislativa em até duas semanas.
Na sexta-feira (28), a partir das 9h, os servidores de Curitiba se reúnem na barraca em frente à sede da secretaria para avaliar o movimento grevista e, no dia 2 de outubro, acontece a Assembleia Geral Estadual (AGE).