O Fórum das Entidades Sindicais (FES) que congrega 14 sindicatos e representa mais de 200 mil servidores em todo Paraná promove às 14 h desta sexta-feira (8) um ato público em frente ao Palácio das Araucárias, em Curitiba. A categoria reinvidica reajuste salarial acima de 6%.
Nesta sexta-feira, está marcada uma audiência, às 16h, com o Secretário de Administração e Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani, ocasião em que será cobrada resposta à pauta de reivindicações unificada do FES.
O FES defende reajuste salarial com ganho real e reposição das perdas inflacionárias, o índice calculado pelo Dieese ultrapassa os 6%. "Data base é lei e o governo precisa respeitar esse direito dos servidores aplicando o reajuste na folha de pagamento no dia primeiro de maio", ressalta Marlei Fernandes, coordenadora geral do Fórum.
Leia mais:
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
O Secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, tem falado que o governo herdou uma dívida de R$ 80 milhões, que o gasto com pessoal já ultrapassa o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal e que é muito provável que não haja caixa para o reajuste dos servidores (data-base). Ou seja, promessas de campanha de Beto Richa podem não ser cumpridas. "Caso o governo não cumpra com suas obrigações os servidores estaduais podem fazer uma paralisação geral no dia 26 de abril", explica Heitor Raymundo, coordenador do Fórum.
Pauta unificada
- Reajuste Salarial
- Concurso Público
- Melhoria do SAS e da ParanáPrevidência
- Benefícios sociais
- Promoção, progressão e solução definitiva para os "desenquadrados"
- Reajuste e incorporação das gratificações
- Câmara Permanente de negociação
FES
O Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores Estaduais do Paraná é formado pelos seguintes sindicatos: APP-Sindicato, Assuel-Sindicato, Sinclapol, Sindarspen, Sinder, Sindfazcre, Sindijus-PR, SindiSeab, SindiSec-PR, SindSaúde-PR, Sinteemar, Sinteoeste, Sintespo, Sintesu.