Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cidades Inovadoras

Sesi e Campo Largo farão estudo estratégico para a cidade

Redação Bonde com Fiep
04 jun 2012 às 13:11

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Sesi Paraná e a Prefeitura de Campo Largo, município da na Região Metropolitana de Curitiba, assinaram, na sexta-feira (1), protocolo de intenções para dar início ao projeto Campo Largo 2030. O projeto prevê a realização de estudos,pelos Observatórios Sesi, Senai e Instituto Evaldo Lódi (IEL), que vão apontar os desejos de desenvolvimento do município até o ano de 2030 em vários eixos temáticos.

O objetivo do programa é preparar a cidade para um crescimento ordenado e em sinergia com os princípios de sustentabilidade, aproveitando de forma consciente as oportunidades e investimentos, com prioridade à qualidade de vida e o bem-estar da população.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Campo Largo é a quarta cidade a realizar o projeto no Paraná. Curitiba e Londrina já têm o projeto concluído e Cascavel está em fase de realização. Seguindo a Fiep, as cidades paranaenses seguem os passos de outras grandes cidades do mundo como Barcelona (Espanha), Sydney (Austrália), Nova York (EUA) e Paris (França), que fizeram estudos semelhantes para melhorar, de maneira ampla, sua qualidade de vida.

Leia mais:

Imagem de destaque
''Rastro Neural''

Filme de ficção científica será rodado no final de novembro em Maringá

Imagem de destaque
3.389 ocorrências

Operação de combate a incêndios do Paraná termina: 2024 já teve o dobro de ocorrências de 2023

Imagem de destaque
Veja a lista de municípios!

Minha Casa Minha Vida autoriza a construção de 1.282 casas para 44 cidades do Paraná

Imagem de destaque
Ensino, pesquisa e extensão

UEM ocupa primeiro lugar no ranking de produção científica feminina no Brasil


"É importante ver que Campo Largo esteja engajada nessa iniciativa, que coloca todos os atores da sociedade para pensar o destino da cidade", disse João Alberto Soares Andrade, diretor da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), presente na assinatura do protocolo.

Para o prefeito de Campo Largo, Edson Basso, o cidadão de Campo Largo quer uma cidade agradável para viver, mas que ao mesmo tempo busque o desenvolvimento sustentável. "Temos que olhar para frente. Quero que meu neto que hoje tem um ano, viva num lugar melhor quando ele tiver 21. Uma cidade só cresce quando envolvemos todos os moradores", disse.

Publicidade


Como é o projeto


O projeto Campo Largo 2030 será desenvolvido pelo Sesi em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico do município. A metodologia utilizada possibilita uma construção coletiva que envolve diversos atores da sociedade com grande conhecimento sobre os problemas e potencialidades do município. Uma das atribuições destes atores será a priorização de áreas que deverão ser trabalhadas com maior profundidade. O plano é finalizado com a realização de painéis de especialistas que definem uma visão de futuro e linhas de ação em cada uma das áreas priorizadas.


A ideia é construir uma visão de futuro para a Campo Largo de 2030 seguindo tendências internacionais, priorizar áreas de atuação, mobilizar especialistas e cidadãos, fazendo com que todos os atores locais se comprometam com esse plano estratégico de longo prazo para o município.

O diferencial deste projeto será a elaboração de um roadmap (rota estratégica), por meio de um processo participativo de proposição de objetivos e ações de curto, médio e longo prazo. "Com isso, estimulamos a transformação de ambientes urbanos em espaços propícios à inovação, criatividade e à criação de empresas e negócios sustentáveis por meio de ações e soluções planejadas", explica Marília de Souza, gerente dos Observatórios Sesi, Senai e IEL.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo