A Secretaria de Trânsito (Setran) inicia nesta segunda-feira (18) a Campanha Volta às Aulas 2013. A campanha, voltada para a segurança do transporte das crianças até as escolas, tem como slogan "Crianças no trânsito. Eu cuido, eu respeito".
Atualmente, Curitiba tem 1.027 instituições de ensino das redes estadual, municipal e particular. Nos períodos de volta às aulas, o fluxo de veículos aumenta na cidade, gerando pontos de lentidão no trânsito e aumentando o risco de acidentes no entorno das escolas.
Para a campanha Volta às Aulas, foram criados materiais gráficos (adesivo e folderes) que destacam a importância do uso do cinto de segurança, inclusive por crianças menores de 10 anos, além do uso correto de cadeirinhas e assentos de elevação. Faixas com o slogan da campanha foram colocadas e são visíveis em vários pontos da cidade.
Leia mais:
Motociclista morre após sair da pista e colidir contra barraca na BR-153 em Japira
Consumidor paranaenses adere à Black Friday e prepara o bolso
Vice-governador entrega residencial com 240 unidades em Londrina
Filme de ficção científica será rodado no final de novembro em Maringá
Painéis de trânsito também trarão mensagens sobre segurança no transporte de crianças nos veículos. Ainda serão feitas inserções de mensagens educativas durante a programação da Rádio Trânsito da Prefeitura, que tem 16 rádios (AM/FM) conveniadas.
Na primeira etapa da Volta às Aulas, que segue até 15 de março, a Setran irá realizar abordagens educativas em 40 locais próximos a escolas de Curitiba, em ruas de fluxo intenso. Pedestres e motoristas receberão os impressos e orientação sobre normas de segurança no trânsito, como:
- transportar crianças em segurança no interior do veículo;
- respeito dos limites de velocidade;
- estacionamento de acordo com a sinalização;
- respeito à faixa de pedestres;
- não avançar sinais;
- respeito à sinalização dos agentes e monitores de travessias nas escolas;
- embarques e desembarques em locais apropriados e com segurança;
- evitar permanecer muito tempo estacionado nos locais próximos às escolas ou caneletas de cones de Operação Escola;
- programar-se para os horários de entrada e saída dos alunos;
- orientar as crianças sobre deslocamentos seguros;
- buscar caminhos alternativos para os deslocamentos;
- utilizar a buzina apenas como sinal de alerta.
A Setran também irá realizar blitze direcionadas aos veículos de transporte escolar e orientar pais e responsáveis quanto aos aspectos legais a serem observados quando da contratação desse tipo de serviço.
Haverá, ainda, fiscalizações no entorno das escolas, para minimizar as infrações de trânsito que comprometem a segurança dos usuários das ruas e avenidas. A Setran também irá desenvolver e implantar ações de engenharia de trânsito que aumentem a segurança nos deslocamentos próximos às escolas.
A campanha é uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação; Secretaria de Governo Municipal – Administrações Regionais; Secretaria Municipal da Defesa Social – Guarda Municipal; URBS– Diretoria de Transportes/Gerência de Transporte Comercial – Transporte Escolar; Secretaria Municipal de Comunicação Social; Secretaria Estadual de Educação; Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino); Detran-PR e BPTran.
A segunda etapa está marcada para o retorno das aulas no segundo semestre do ano, entre 29 de julho e 16 de agosto.