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Atendimento pré-hospitalar

Siate comemora 31 anos com redução de 16% no número atendimentos no 1º trimestre

AEN
26 mai 2021 às 17:18
- SESP-PR
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O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) comemora nesta quarta-feira (26) 31 anos de criação no Paraná. O serviço estadual, que é responsável pelo atendimento pré-hospitalar da maneira mais célere possível, registrou uma redução de 16,87% no número de atendimentos no primeiro trimestre de 2021, se comparado com o mesmo período do ano passado. Foi criado em 1990 através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública, o Instituto de Saúde do Estado do Paraná e a Prefeitura de Curitiba.


De acordo com o coordenador do Siate, major Marcos Adolpho Frederick Moro Galeazzi, entre a ligação do cidadão e o atendimento do serviço dos socorristas no local o tempo médio é de sete minutos. "Com este tempo mínimo, e que já tem sido diminuído ao longo dos últimos anos, o número de vidas salvas, a redução de traumas e sequelas são imensuráveis”, avalia. "Todos os integrantes do Siate saem de casa com o mesmo objetivo, que é salvar vidas, e há 31 anos temos cumprido nosso dever”, diz.

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Toda a estrutura de operacionalização para o atendimento parte da Central de Operações do Corpo de Bombeiros após o contato feito através do número de emergência 193. Atende os acidentados de trânsito, quedas, ferimentos por arma branca ou de fogo, agressões, queimaduras, desabamentos e outros traumatismos.

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Mesmo com a pandemia, o serviço prestado continuou disponível à população 24 horas por dia, e por serem da linha de frente da saúde os operadores e integrantes das ambulâncias têm seguido rigidamente todas as medidas sanitárias estabelecidas, justamente por precisarem fazer contato direto com as pessoas. "Dentre nossos conceitos, o principal é priorizar a vida, temos cuidado muito da higiene pessoal e deixamos claro que cuidar da nossa vida, como socorristas, também é um ato de amor à sociedade”, afirma o major Galeazzi.

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ATENDIMENTOS – Em se tratando de atendidos pelo Siate no Estado, se comparado o primeiro trimestre de 2020 (10.170 pessoas) com o mesmo período de 2021 (8.545 pessoas), a diminuição é de 16,87%. O serviço estadual manteve o atendimento integral à população, trabalhando de forma sincronizada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pertence ao município.


Dentre as situações atendidas pelo Siate, os registros de acidente de trânsito apresentaram redução de 9,6% (caiu de 10.327 no trimestre de 2020 para 9.336 em 2021), se comparados os três primeiros meses de cada ano. Fevereiro foi o mês que mais apresentou diminuição nesta modalidade (13,46%), sendo 3.632 casos no trimestre do ano anterior e 3.143 no atual.

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Os registros de queda de plano elevado também diminuíram (-2,95%) - passarsam de 1.151 nos três primeiros meses de 2020 para 1.117. Os meses de janeiro, de ambos os períodos, foram os que registraram maior redução (15,11%) no número, de 417 para 354 casos neste.


Outro atendimento do Siate é para a obstrução de vias aéreas, quando pessoas acabam se engasgando ou sufocando com alimentos ou objetos. A redução no número total de registros nesta modalidade foi de 13,68% (190 no primeio trimestre de 2020 e 164 em 2021). Neste caso, em algumas situações, paralelamente ao deslocamento de uma equipe de socorristas até a casa do solicitante, o atendente pode orientá-lo pelo telefone para procedimentos iniciais, os quais serão corroborados com a chegada da equipe no local.

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MODUS OPERANDI - De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros, no momento em que o cidadão entra em contato com a corporação, por meio do 193, serão solicitadas informações e detalhes do ocorrido sobre os acidentados, através de um questionário padrão.


Imediatamente, o médico coordenador do Siate, juntamente com o chefe de Operações do Corpo de Bombeiros, faz a triagem do caso, identifica qual a melhor forma de atendimento para aquele caso e se há necessidade do envio do médico de área, ou só de socorristas, levando em consideração a gravidade e número exato.

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Também é definido qual o número de ambulâncias, quantas vagas serão necessárias na rede hospitalar, quais especialidades serão fundamentais no atendimento imediato, o posto de Bombeiros mais próximo e qual o hospital credenciado mais adequado no momento para o atendimento.


"O atendimento prestado pelo Siate é único no Estado quando se coloca em paralelo velocidade e eficiência”, afirma o socorrista Hildeandro Nunes, que atua no serviço de atendimento há seis anos. "Os minutos iniciais após um acidente de qualquer natureza são os mais críticos, portanto, a celeridade que temos desenvolvido na prestação de socorro em pouquíssimo tempo é o diferencial para o salvamento de uma vida”, acrescenta.

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INVESTIMENTOS – Para continuidade do serviço prestado pelo Siate foi desenvolvido e assinado um Termo de Cooperação Técnica, em 2020, pelas secretarias estaduais da Saúde e da Segurança Pública. O termo visa à capacitação de 60 monitores e 600 socorristas que já fazem parte da corporação, porém sem a formação específica, nos próximos cinco anos.


Neste trimestre, estão no Curso de Formação de Monitores (Socorros de Urgência) 30 bombeiros socorristas, além de outros 120 bombeiros que se tornarão socorristas e atuarão em quatro regionais do Estado (Curitiba, Maringá, Cascavel e Londrina). A estratégia de capacitação destes bombeiros inclui turmas híbridas, aulas a distância, atividades síncronas, aulas parcialmente presenciais e o ativo estágio prático, garantindo ainda a vacinação dos formandos contra a Covid-19.

CONTATO – O número para acionar o Siate é o 193 (estadual), que presta serviços diferentes do Samu (município). O serviço municipal atende principalmente casos clínicos, com suas funções distintas mas com o mesmo fim: salvar vidas.


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