Iapar e Simepar estão prevendo geadas moderadas a fortes nas madrugadas de quarta e quinta-feiras desta semana, nas regiões Centro-Sul, Sudoeste e Oeste do Paraná, ocasionadas por sucessivas entradas de massas de ar polar vindas da Argentina. Nas regiões cafeeiras devem ocorrer geadas fracas. A recomendação aos produtores, segundo o técnico do Iapar Célio Cesar Giacomini: enterrio das mudas com até seis meses; chegamento de terra nas plantas com até dois anos.
As previsões apontam para geadas causadas por radiação, que é a perda de calor da superfície, ou mais popularmente conhecida como "geada branca". Mas, se a forte nebulosidade que atinge quase todo o Estado se mantiver, as geadas podem não ocorrer por causa do alto nível de umidade.
Previsões de temperaturas mínimas e máximas nas próximas madrugadas: Londrina: 7 e 13 graus; Palmas: 1 e 7 graus; Cascavel: 1 e 9 graus; Guarapuava: 0 e 7 graus; Curitiba: 7 e 12 graus; Maringá: 5 e 11 graus; Irati: 2 e 8; Foz do Iguaçu: 3 e 9; Ponta Grossa: 6 e 12 graus.
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
Já a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inemet) difere: ela diz que a partir desta quarta-feira, uma massa de ar polar chega ao Sul do país. Essa massa, porém, não é tão forte e será logo deslocada para o mar, provocando pouca geada, diz Expedito Rebello, chefe da Divisão de Meteorologia Aplicada do Inmet.