Tempestades e altos volumes acumulados de chuva estão previstos para esta quinta (11) e sexta-feira (12), principalmente nas faixas Norte e Oeste do Paraná. A chuva, que já começou nesta quarta-feira (10) por todo o Paraná, segue na direção de São Paulo até o sábado (13), de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).
Nesta quarta-feira (10), o retorno do escoamento de calor e umidade sobre o Paraná ocasiona desde a madrugada pancadas de chuva com moderada forte intensidade e até mesmo temporais isolados, especialmente do Centro ao Oeste e também na faixa norte do estado. Até as 15h15 desta quarta-feira, os volumes de chuva já tinham ultrapassado os 30 mm nas estações do Simepar que ficam nas cidades de Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Toledo, Capanema, Nova Prata do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Boa Vista da Aparecida.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Com a nebulosidade presente em todo o Estado e registro de chuva em todas as regiões, as temperaturas máximas desta quarta-feira (10) não subiram muito e, até as 15h, eram dez graus mais baixas do que as de terça-feira (9) em Cerro Azul, e entre sete e oito graus mais baixas do que as de terça em Umuarama, Toledo, Londrina, Loanda, Irati, Cascavel e Campo Mourão.
Na quinta-feira (11), as chuvas começam a ficar mais intensas, sob impacto de um sistema gerado por um ciclone extratropical que se forma no Litoral do Rio Grande do Sul. “A passagem de um cavado em médios níveis da atmosfera favorece a formação e manutenção de áreas de instabilidade sobre o Paraná ao longo de quinta e sexta-feira. Com isso, há condição favorável para a ocorrência de temporais, com chuva intensa em alguns momentos, raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo localizado”, ressalta Raissa Pimentel, meteorologista do Simepar.
As regiões Oeste e Noroeste devem concentrar os eventos mais expressivos, com chuva persistente ao longo do período: os volumes acumulados de chuva entre quinta e sexta-feira (12) poderão superar os 100 milímetros em alguns municípios dessas regiões.
O Boletim de Gestão de Riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil do Paraná, aponta risco alto na quinta-feira (11) no Oeste e no Noroeste para chuva forte em curto espaço de tempo, rajadas de vento, descargas elétricas atmosféricas e granizo localizado.
Na região Leste o risco é baixo, e nas outras regiões do estado o risco é moderado. Já na sexta-feira (12), o risco é baixo no extremo Oeste e Sudoeste, e moderado nas outras regiões do Paraná.
O Simepar monitora a aproximação de outro sistema que poderá ocasionar chuvas novamente no fim de semana na metade norte do Paraná. Novos boletins serão emitidos nos próximos dias.