A partir das 23h59 desta quarta-feira (28), o sinal analógico de TV será desligado em 155 cidades do Norte, Noroeste e Oeste do Paraná. A decisão foi tomada pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV), após apresentação da pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, que aferiu que 92% da população desta região já está preparada para receber o sinal digital.
Desde o começo dos trabalhos no interior do Paraná, em julho deste ano, a Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, distribuiu mais de 328 mil kits, com antena digital e conversor, que permitiram que as famílias de menor renda atendidas por programas sociais do Governo Federal tivessem acesso ao sinal digital. Somente em Londrina, foram pelo menos 33 mil kits distribuídos.
Mesmo após o desligamento do sinal analógico, a Seja Digital continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias conforme os agendamentos que foram realizados. Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento. O site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita) continuam disponíveis para os moradores que ainda tiverem dúvidas sobre como se preparar para o sinal digital.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Orientações
Para informar e orientar a população sobre como se preparar para receber o sinal digital, a A Seja Digital,, desenvolveu ações que contaram com parceiros como o poder público e voluntários, além de mobilizadores, antenistas e instaladores, distribuídos em todas as cidades.
Foram mais de 600 ações de mobilização social, como o Porta a Porta e o Arrastão Digital, em que mobilizadores visitavam casas e pontos comerciais ou abordavam pessoas em locais de maior movimento nas cidades para explicar aos moradores e comerciantes sobre o desligamento do sinal analógico de TV, verificar quem tinha direito ao kit gratuito e realizar o agendamento para a retirada dos equipamentos. Mais de 95,3 mil pessoas foram atendidas com esse trabalho. Outra ação importante promovida pela Seja Digital foi a instalação dos conversores e antenas digitais. Com mais de 110 mutirões de instalação, mais de mil instaladores e antenistas, capacitados pela entidade, visitaram mais de 54 mil residências e realizaram mais de 6 mil instalações.
O poder público também foi um parceiro importante nas cidades onde a Seja Digital atuou, nos últimos cinco meses, como ressalta a coordenadora regional da Seja Digital, Vanderlúcia da Silva. "O apoio e a nossa presença nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nas UPAs, terminais urbanos, escolas e demais espaços públicos possibilitou um atendimento mais próximo dos beneficiários de programas socais", comenta. Os termos de compromissos assinados com prefeituras permitiram a capacitação de 1.850 servidores, que atuaram como multiplicadores.