Moradores e comerciantes do Sítio Cercado terão mais segurança e tranquilidade no bairro. Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Curitiba entregou à população uma Central de Controle Operacional – CCO de videomonitoramento.
São cinco câmeras com tecnologia moderna, instaladas em pontos estratégicos do bairro, que irão auxiliar diretamente o trabalho realizado na região pela Guarda Municipal, além de uma câmera antiga que foi reativada com nova tecnologia. O investimento chega a R$ 148 mil. No próximo mês, a região ganhará outras 27 câmeras e uma central de monitoramento com tecnologia 100% digital de imagem e som, que estão em fase de implantação.
No total, a nova CCO do Sítio Cercado terá 33 câmeras. O valor total do projeto é R$ 545 mil, viabilizado graças a um convênio firmado com o Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. Uma das novas câmeras, que tem abrangência de 360 graus e visão noturna, equivale ao trabalho de ronda de oito homens.
Leia mais:
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
Esta é a primeira Central instalada fora da área central da cidade, tratando-se de um projeto piloto. A intenção da Prefeitura é que cada uma das regionais tenha uma estrutura semelhante, com novas Câmeras e CCO. O projeto para a Copa do Mundo da FIFA 2014 na área de segurança prevê um total de 450 câmeras instaladas em Curitiba até o mundial.
Segundo o secretário municipal da Defesa Social, Nazir Chain, a segurança eletrônica já provou o quanto é eficiente para inibir a criminalidade e desvendar os casos registrados. Atualmente, Curitiba conta com 116 câmeras de monitoramento, das quais 49 cobrem o Centro da cidade.
Sítio Cercado
Localizado no Sul da cidade, dentro da Regional Bairro Novo, o bairro Sítio Cercado tem uma população de 115 mil habitantes. No local, há aproximadamente 14 mil estabelecimentos comerciais, que contabilizam diariamente um fluxo médio de 20 mil pessoas. Apenas na região mais movimentada da Rua Izaac Ferreira da Cruz, num trecho de aproximadamente três quilômetros, estão três mil pontos de comércio.
As novas câmeras do Sítio Cercado foram instaladas nos seguintes locais: Rua Tijucas do Sul, esquina com Rua Jussara, em frente ao Centro Medico Comunitário Bairro Novo e a estação tubo Centro Comunitário do Bairro Novo; Vila Tecnológica; Rua Ana Alzira Pereira, cobrindo o Armazém da Família Bairro Novo; Rua Ourizona, cobrindo uma vasta área do CAIC e Rua Ourizona, cobrindo a Unidade de Saúde João Cândido e praça anexa.