O bairro Sítio Cercado, em Curitiba, ganhou um sistema de videomonitoramento com 27 câmeras de tecnologia digital, das quais 14 giram 360 graus, o que aumenta a área de alcance. O sistema conta com interfones acoplados aos postes em que as câmeras estão instaladas. Eles ficam à disposição da população para que haja comunicação instantânea entre os moradores e a central.
O novo sistema começou a operar no final de março, após quase quatro meses de testes. Ele está interligado a uma Central de Controle Operacional (CCO) própria, instalada no mesmo bairro.
No Alto da Glória, no entorno da igreja Perpétuo Socorro, desde o ano passado há três câmeras que utilizam a mesma tecnologia, com imagem e som 100% digital, zoom e possibilidade de comunicação entre a população e a Guarda Municipal. Estas estão ligadas ao CCO da Praça Osório.
Leia mais:
Filmtech 2024 em Curitiba traz novidades para o audiviosual
Cambé alerta sobre golpe do e-mail de alvará de funcionamento
Ex-deputado de Francisco Beltrão herda vaga de Tiago Amaral na Alep
Comerciantes de Cambé já podem fazer cadastramento para o Dia de Finados
A partir do momento em que um cidadão pressinta uma situação suspeita, ele pode tocar o botão e acionar o guarda municipal. Com um zoom na câmera, este identifica rapidamente a situação.
Tecnologia - O sistema recém instalado foi viabilizado graças a um convênio firmado entre a Prefeitura de Curitiba e o Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, no valor de R$ 545 mil.
Cada uma das novas câmeras, que têm abrangência de 360 graus e visão noturna, equivale ao trabalho de ronda de oito homens. As imagens captadas ficam armazenadas em uma central e podem ser usadas pelas demais forças de segurança, Ministério Público e Poder Judiciário, na elucidação de crimes, condenações e busca por foragidos.
Os novos equipamentos permitem mais riqueza de definição e uma capacidade maior de abrangência de imagens. Eles utilizam conectividade hibrida (rádio e fibra óptica) com intercomunicação dos locais monitorados com a Central de Operações e ainda uma possibilidade de operação via Tablet 3G.
Sítio Cercado - Localizado no Sul da cidade, dentro da Regional Bairro Novo, o bairro Sítio Cercado tem uma população de 115 mil habitantes. No local, há aproximadamente 14 mil estabelecimentos comerciais, que contabilizam diariamente um fluxo médio de 20 mil pessoas. Apenas na região mais movimentada da Rua Izaac Ferreira da Cruz, num trecho de aproximadamente três quilômetros, estão 3 mil pontos de comércio.
Os pontos para a instalação das novas câmeras no Sítio Cercado foram escolhidos através de um mapeamento da região e que levou em conta o fluxo de pessoas e o registro de ocorrência de delitos.
O videomonitoramento do Sítio Cercado é composto, a cada turno, por quatro guardas municipais que observam atentamente as telas na central, além de dez homens que realizam patrulhamento com as viaturas, o que otimiza o trabalho.
O número total de câmeras em funcionamento atualmente em Curitiba é 153. A previsão é de que até 2014 haja um CCO único, reunindo câmeras de videomonitoramento de segurança, trânsito, transporte coletivo e comércio, o que elevará a aproximadamente mil o número de equipamentos na cidade.