Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sociedade lança campanha contra alergia

Israel Reinstein - Folha do Paraná
09 mai 2001 às 11:46

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia (SBAI) pretende realizar um levantamento para saber quantas pessoas são vítimas de doenças alérgicas em Curitiba. A pesquisa faz parte da campanha "Ação de alerta contra a alergia" que pretende orientar à população sobre essa doença, bem como suas consequências e formas de tratamento.

O evento acontece na Capital entre os dias 19 e 25. Nas demais cidade do interior do Paraná e também do país, a SBAI vai apenas fazer atos no dia 25, que é data Nacional de Alerta à Alergia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o presidente regional da SBAI, Ronaldo Mobius, essa será a primeira pesquisa no Paraná que pretende apurar quantas pessoas são alérgicas na cidade. De acordo com uma estimativa da Organização Mundial de Saúde, 30% da população teriam algum sintoma de alergia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alternativa sustentável

Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável

Imagem de destaque
Oportunidade

Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas

Imagem de destaque
Trilha segue aberta

Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo

Imagem de destaque
16 mandados de prisão

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná


No entanto, esse dado é generalizado, afinal, não se realizou nenhuma pesquisa neste sentido. Muito menos no Sistema Único de Saúde (SUS) há dados sobre o assunto, porque não é obrigatório informar quantos pacientes têm essa patologia.


O médico disse que a pesquisa é uma das partes da "Ação de alerta contra a alergia". A semana de prevenção vai começar com apresentações de mímicos e distribuição de folhetos explicativos, além de exercícios de ginástica respiratórias, que serão realizados nos parques Barigui, no dia 19 (sábado) e, no dia seguinte, no Jardim Botânico. O trabalho de orientação vai continuar durante a semana em seis pontos fixos e quatro itinerantes, onde haverá médicos orientando os visitantes.

A data da campanha foi escolhida em função do aumento de crises de alergias nessa época do ano. O médico Ronaldo Mobius disse que é no inverno quando se manifestam mais a doença. "Mas muitas pessoas acabam confundindo os sintomas com gripe ou resfriados", afirmou. Ele disse que as alergias mais comuns são a rinite e conjuntivite.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo