Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sonho de estabilidade atrai mulheres para a PM

Katia Michelle - Folha do Paraná
21 nov 2000 às 18:26

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estabilidade profissional é a principal meta das mulheres que aumentam a cada ano a lista de candidatos do sexo feminino que querem ingressar na Polícia Militar. Este ano, uma única vaga no concurso realizado em convênio com a Universidade Fereral do Paraná (UFPR) está sendo disputada por 99 mulheres.

O mesmo concurso para homens, registra procura de 44 candidatos por vaga - 19 serão aprovados. Apesar do interesse, a corporação da PM no Estado conta apenas com 459 mulheres, enquanto 17 mil homens ocupam o quadro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As mulheres passaram a ser aceitas na corporação da PM em 1977, quando abriram 42 vagas. Hoje, elas já estão integradas ao trabalho e desempenham as mesmas funções do quadro masculino, conforme afirma o chefe do Centro de Recrutamento e Seleção da PM, major Altair Mariot.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


Ele explica que a diferença saliente no quadro de funcionários é uma questão "técnica", que reserva mais vagas para homens do que para mulheres. Mariot diz que a situação deve ser revertida com o projeto de lei sancionado pelo governador Jaime Lerner na última sexta-feira. O projeto garante igualdade de ascenção profissional dentro da carreira militar sem distinção de sexo, o que deve aumentar ainda mais a procura pelo cargo, conforme prevê o major.

Publicidade


"A maioria dos que prestam concurso já tem emprego, mas quer a garantia de estabilidade no emprego e plano de carreira que a PM oferece", acredita o major.


Mas para ingressar na PM, a paixão pelo trabalho também conta, segundo confessa uma das candidatas do concurso deste ano, Giovana Gussela de Lima, 17 anos. "Eu espero estabilidade da carreira, mas também realização pessoal", diz a candidata, que não tem medo dos riscos inerentes à profissão.

Quem já está na corporação há mais tempo, também não se intimida. "Por mais que haja obstáculos, a compensação é maior", garante a policial Andréia Cristina Lazarotto. Ela exemplifica com uma situação de sequestro que vivenciou em 1997, quando evitou que a vítima fosse baleada. "O agradecimento vale todos os riscos e as humilhações que passamos", ressalta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo