Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais energia

Subestação da Copel reforça atendimento à região Noroeste

Redação Bonde
01 jul 2006 às 14:31

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O suprimento de eletricidade aos municípios da região de Maringá ganhou importante reforço nesta semana com a entrada em operação da nova subestação construída pela Copel em Sarandi. A obra, iniciada em 2004, absorveu investimentos de R$ 22 milhões e eleva a disponibilidade de energia para o atendimento da demanda regional, além de aumentar a flexibilidade operacional do sistema elétrico.

A subestação Sarandi amplia as opções de manobras em situação de contingenciamento, permitindo novas alternativas para restabelecer o suprimento ao mercado consumidor na eventualidade de uma pane. A nova unidade opera na tensão de 230 mil volts, conectada às subestações de Apucarana e de Maringá. Está equipada com um transformador com 150 MVA (megavolts-ampères) de potência e alimenta três linhas de transmissão em 138 mil volts que têm por destino as subestações Mandaguari, Horizonte e Jardim Tropical (ambas na área urbana de Maringá).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O empreendimento da subestação Sarandi também contemplou a construção de quase 4 quilômetros de novas linhas de transmissão, além de obras de ampliação, modernização e reforço nas subestações Maringá e Apucarana. Nelas, a Copel substituiu disjuntores e circuitos de transferência, adequando as instalações às exigências do ONS – Operador Nacional do Sistema.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


Automação – A subestação Sarandi é totalmente automatizada e a operação, supervisão e controle dos equipamentos são feitos à distância, em tempo real, comandados a partir do centro de transmissão da empresa localizado em Maringá. Isso confere maior rapidez ao restabelecimento do fornecimento de energia em casos de interrupção.


De acordo com a engenheira Ana Rita Xavier Haj Mussi, gerente do Centro de Operação do Sistema Elétrico da Copel, toda a região de Maringá passa a se beneficiar da entrada em operação da subestação Sarandi. "Os consumidores das localidades próximas agora têm mais uma fonte de suprimento, fato que se traduz em acréscimo na disponibilidade de energia e redução do risco de interrupção por falha ou pane no sistema", explicou.

Com informações da AEN.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo