O município de Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba, está enfrentando um surto de hepatite A. Segundo o secretário municipal de Saúde, Luis Henrique Santos, 45 crianças já foram infectadas e existem outras 45 com suspeita da doença. Nesta terça-feira uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde passou o dia no município ajudando os técnicos da prefeitura a identificar o foco da doença.
Todas as escolas e creches do município suspenderam suas atividades no início da semana e só retomarão as atividades no dia 20. A intenção do secretário é controlar a propagação da doença, que segundo ele, pode estar acontecendo por alguma falha na higiene de utensílios utilizados na alimentação fornecida às crianças nas escolas. ''Já fizemos exames na água de todas as escolas e providenciamos a limpeza das caixas d'água. Portanto, não é pela água que a doença está se espalhando'', considera.
Segundo Santos, os casos de hepatite A começaram a surgir há cerca de 90 dias. A hepatite A é a forma mais branda da doença e por enquanto nenhuma criança precisou ser hospitalizada. Em média, a recuperação está acontecendo no prazo de uma semana. Os principais sintomas são febre, dores no corpo, urina escura e fezes esbranquiçadas. A hicterícia, mais conhecida como amarelão, que é um sintoma comum em pacientes com hepatite, não está sendo percebida nos infectados de Contenda. De acordo com Santos, apenas duas crianças apresentaram este sintoma.
Leia mais:
Minha Casa Minha Vida autoriza a construção de 1.282 casas para 44 cidades do Paraná
UEM ocupa primeiro lugar no ranking de produção científica feminina no Brasil
Paranaprevidência abre inscrições para concurso público
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Sintomas
* Febre;
* Vômito;
* Urina escura;
* Fezes esbranquiçadas;
* Dores abdominais;
Como evitar a hepatite A:
* Lavar as mãos depois de ir ao banheiro;
* Beber somente água fervida e filtrada;
* Evitar consumir alimentos vendidos na rua;
* Lavar as frutas e verduras antes de consumí-las;
* Ferver as roupas, copos e talheres da pessoa contaminada;
* Não utilizar os mesmos talheres e copos da pessoa contaminada;
*Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.