A pesquisa mensal de emprego realizada pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) em parceria com o IBGE aponta que a taxa de desemprego no mês de abril na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) ficou em 9,6%.
De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação, em março o índice foi de 10%. A taxa de abril na grande Curitiba foi a segunda menor do país, ficando atrás apenas da verificada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com 9,2%.
A pesquisa estimou em 2,232 milhões o número de pessoas de 10 anos ou mais de idade que compõem a População em Idade Ativa (PIA) na RMC. Do total, 59,5% - ou 1,329 milhão - eram economicamente ativas (PEA) e 40,5% - ou 1,329 milhão - eram não economicamente ativas (PNEA).
Leia mais:
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
O número de pessoas ocupadas, no mês de abril, foi estimado em 1,201 milhão, superior em 1,1% se comparado ao mês de março, que ficou em 1,188 milhão.
Os setores que apresentaram crescimento do número de pessoas ocupadas foram indústria extrativa e de transformação (5%); construção civil (8%); administração pública, defesa, seguro social, educação, saúde e serviços sociais (5,9%); serviços domésticos (5,2%); e outros serviços (2,6%).
Apresentaram queda os segmentos do comércio, reparação de veículos automotivos e de objetos pessoais e domésticos e comércio varejista de combustíveis (-9,8%) e intermediação financeira e atividades imobiliárias, aluguéis e serviços prestados às empresas (-2,1%).
Do total de pessoas ocupadas em abril de 2003, 72,1% eram empregados, 20,2% trabalhavam por conta própria e 6,7% eram empregadores. Do total de empregados, 48,4% eram registrados (tinham carteira de trabalho assinada) e 16,5% não.
O rendimento médio real habitualmente recebido pelos trabalhadores ocupados em abril, foi de R$ 832,84, valor inferior em 3,9% ao do mês de março (R$ 866,34).