O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) comemora nesta quarta-feira os vinte anos de uma parceria com o Japão, que permitiu a criação do Centro de Tecnologia Industrial Brasil Japão do Paraná (CTI), em 1983.
O CTI foi instalado na Cidade Industrial de Curitiba, onde hoje está localizada a sede do instituto. Segundo o presidente do Tecpar, Mariano de Matos Macedo, a tecnologia oferecida pelos japonese foi responsável pela grande guinada do instituto em sua linha de ação.
Antes, o Tecpar atuava basicamente na área biológica. Depois da parceria com a Japan International Cooperation Agency (Jica), passou a atuar no campo da tecnologia, principalmente nas áreas metal-mecânica, eletro-eletrônica, engenharia civil e química de materiais.
Leia mais:
Cachorrinha com cinco filhotes para viatura da Polícia Civil e pede ajuda em Curitiba
Semana começa com 20,8 mil vagas de emprego no Paraná
Ceasa espera vender 4% a mais neste fim de ano em relação a dezembro de 2023
Mulheres na Ciência: professora da UTFPR é selecionada pelo CNPq
Com o convênio com os japoneses, o Tecpar recebeu equipamentos, mão-de-obra especializada e atualmente é considerado um dos principais centros tecnológicos do País.
A solenidade de comemoração dos vinte anos de parceria está prevista para as 14 horas, e terá a presença do vice-governador da província japonesa de Hyogo, Kazuhiro Fugimoto, além de autoridades estaduais e federais.
Logo após os discursos de saudações, será descerrada uma placa comemorativa ao evento, seguido do plantio de uma cerejeira, árvore-símbolo do Japão.