Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Ciência e tecnologia

Tecpar comemora vinte anos de parceria com o Japão

Redação - Bonde
23 jul 2003 às 10:59
Continua depois da publicidade

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) comemora nesta quarta-feira os vinte anos de uma parceria com o Japão, que permitiu a criação do Centro de Tecnologia Industrial Brasil Japão do Paraná (CTI), em 1983.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

O CTI foi instalado na Cidade Industrial de Curitiba, onde hoje está localizada a sede do instituto. Segundo o presidente do Tecpar, Mariano de Matos Macedo, a tecnologia oferecida pelos japonese foi responsável pela grande guinada do instituto em sua linha de ação.

Continua depois da publicidade


Antes, o Tecpar atuava basicamente na área biológica. Depois da parceria com a Japan International Cooperation Agency (Jica), passou a atuar no campo da tecnologia, principalmente nas áreas metal-mecânica, eletro-eletrônica, engenharia civil e química de materiais.


Com o convênio com os japoneses, o Tecpar recebeu equipamentos, mão-de-obra especializada e atualmente é considerado um dos principais centros tecnológicos do País.


A solenidade de comemoração dos vinte anos de parceria está prevista para as 14 horas, e terá a presença do vice-governador da província japonesa de Hyogo, Kazuhiro Fugimoto, além de autoridades estaduais e federais.

Continua depois da publicidade

Logo após os discursos de saudações, será descerrada uma placa comemorativa ao evento, seguido do plantio de uma cerejeira, árvore-símbolo do Japão.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade