O Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar já está se preparando para iniciar a produção de vacina contra a Hepatite B. Para tanto, foi firmado um acordo de cooperação entre o instituto e uma comissão vinda da província chinesa de Jilin, com o objetivo de trazer para o Paraná a tecnologia chinesa na produção desse tipo de vacina, já que a China é uma das maiores produtoras mundiais.
Como o Tecpar já conta com laboratórios produtores de outros tipos de vacina – como a anti-rábica canina -, a nova parceria permitirá um avanço na área também para outros tipos de medicamentos. "Essa nova planta nos possibilitará abrirmos o leque também em outras direções, como a vacina de meningococo" –anuncia Júlio Salomão, diretor-administrativo do Tecpar.
No acordo firmado com os chineses ficou estabelecido que o Tecpar já terá imediatamente à disposição 10 mil doses da vacina contra Hepatite B para iniciar os testes de laboratório. A nova vacina a ser produzida pelo instituto será recombinante e o Tecpar caminha justamente para a produção de uma que seja de multivalente, ou seja, que protege contra várias doenças em uma só picada.