Até o final de 2005 todos os números de telefones do Brasil terão oito algarismos. O acréscimo do dígito 3 à frente do número atual foi determinado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e vai adequar as redes de telecomunicações das operadoras ao Plano Nacional de Numeração.
No Paraná, o processo de adaptação dos telefones da Brasil Telecom ao Plano Nacional de Numeração foi dividido em quatro etapas.
A primeira delas ocorreu em 12 de março e abrangeu os telefones das regiões dos Campos Gerais (DDD 42) e Sudoeste (DDD 46). No dia 16 de abril, ganharam o oitavo dígito os telefones nas regiões Norte (DDD 43) e Noroeste (DDD 44). A terceira etapa ocorreu no dia 23 de abril na região Oeste (DDD 45). Na quarta etapa, que será no dia 14 de maio, ganham o oitavo dígito os telefones em Curitiba, região metropolitana e litoral (DDD 41).
Leia mais:
Áreas preservadas pela Copel abrigam grandes mamíferos ameaçados de extinção
25 ações trabalhistas de assédio eleitoral foram registradas no Paraná desde maio
Paraná vai convocar mais 1.100 professores aprovados em concurso público
Novo edital do Paraná garante mais R$ 1 milhão para bolsas de mestrado e doutorado
Os trabalhos envolvem a adaptação de 781 centrais telefônicas, responsáveis pelo atendimento de 2.530 localidades no Paraná e 2,57 milhões de telefones. Com a entrada em vigor dos oito algarismos, o número de um telefone que hoje é 390-6014 passa a ser 3390-6014.