Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Última hora

Termina nesta segunda-feira prazo para pagamento do IPVA

AEN
21 jul 2014 às 15:15

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Termina nesta segunda-feira (21) o prazo final para os proprietários que decidiram parcelar em cinco vezes o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2014. A falta de pagamento gera penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e, por isso, o Departamento de Trânsito do Paraná preparou uma lista das consequências que o motorista pode enfrentar se não quitar os débitos.

"Vale lembrar que a cobrança é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Fazenda. O papel do Detran, neste caso, é de orientação. Pois a falta do IPVA tem impactos na documentação do veículo e afeta transações de compra e venda, transferência e fiscalizações", explica o diretor-geral do Departamento, Marcos Traad.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


CONSEQUÊNCIAS – Com o IPVA em atraso o proprietário não recebe o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). O documento é de porte obrigatório, na forma original, e só é emitido após a quitação do Licenciamento, das multas, além do Imposto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário

Imagem de destaque
Região

Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras


O período de pagamento do Licenciamento do exercício 2014 tem início em agosto e o vencimento varia de acordo com o final de cada placa (consulte aqui).

Publicidade


Quem for flagrado com o Licenciamento em atraso recebe multa de R$ 191,54, além de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e tem o veículo apreendido.


Se o Licenciamento for pago fora do prazo e ao ser abordado o condutor não portar o CRLV – documento obrigatório - a multa é de R$ 53,20 e 3 pontos na CNH.

Publicidade


O não pagamento do IPVA também impede a transferência de propriedade do veículo e a obtenção da Certidão Negativa de Débitos Tributários do Estado pelo proprietário.


PAGAMENTO – Com o fim do prazo para pagamento parcelado, agora o pagamento só pode ser realizado de forma integral. O imposto pode ser quitado diretamente no caixa de atendimento, com o número do Renavam, nas instituições bancárias credenciadas ao Governo do Paraná: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Sicredi. Ou, também, por boleto bancário que deve ser impresso no site da Fazenda em "serviços rápidos".

ARRECADAÇÃO – Os municípios recebem 50% do valor arrecadado com o IPVAs, de acordo com o número de veículos emplacados em cada localidade. Para o exercício 2014, o Detran registrou 4.170.833 veículos no Estado. O aumento é 5,15% na comparação ao ano anterior


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo