A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina, em reunião realizada na última sexta-feira (29), com a Polícia Militar e a empresa Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL), definiu a instalação de 46 câmeras de vigilância no interior do Terminal Urbano de Transportes Coletivos (centro). Os equipamentos, a um custo aproximado de R$ 60 mil, começam a ser instalados no final de julho, para que entrem em funcionamento a partir da segunda quinzena de agosto.
Segundo o diretor de Transportes da CMTU, Wilson de Jesus, as câmeras de vigilância são de última geração e serão monitoradas pela Polícia Militar, numa central instalada no próprio terminal. "É uma parceria da CMTU, que entra com o espaço físico; a TCGL com os equipamentos; e a Polícia Militar com a operação e o monitoramento do sistema, que vai cobrir 100% da área interna do terminal", disse o diretor.
De acordo com o sistema aprovado, serão 45 câmeras fixas de vigilância e uma câmera Speed Dome, com giro de 360 graus, que será instalada no piso intermediário do terminal. Na reunião de sexta-feira, além da definição da disposição das câmeras, também ficou definido que a Polícia Militar terá dois soldados circulando pelo terminal com rádio comunicador, para receber as informações da central de monitoramento.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Em alguns pontos onde a disposição dos equipamentos possibilitar o alcance das pessoas, será colocada uma caixa anti-vandalismo, para proteção das câmeras. "De qualquer forma, se alguém tentar danificar o equipamento, a ação será detectada de imediato, e a imagem estará gravada na central de monitoramento, para fins de responsabilidade", afirmou Wilson de Jesus.