Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Teses na rede e livros no iG

(Ponto-com)
06 abr 2001 às 19:16

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Agora, já dá para se deparar com a sua própria monografia na rede e, quem sabe, levar algum em troca daquelas noite maldormidas do mestrado. A Papel & Virtual, editora online que vende livros no formato tradicional e por download, fechou este mês uma parceria com a Biblioteca Nacional Brasileira. Por meio do acordo, a empresa vai digitalizar e comercializar 60 mil teses e dissertações, além de livros que não estejam mais disponíveis no mercado e cujos direitos sejam de domínio público. "A idéia é democratizar a leitura de textos valiosos que a instituição abriga em seu acervo", conta o sócio e diretor de tecnologia Fernando Saba Arbache.

Além dessa parceria com a Biblioteca Nacional, a Papel Virtual acaba de fechar um contrato com o iG, por meio do qual passará a ser a livraria oficial do portal. A partir de agora, o Internet Group vai selecionar as obras que mais se adequam a cada um de seus sites e disponibilizar um link, que deve direcionar o usuário para a página da editora com obras do gênero procurado. "Cada segmento literário estará presente em uma página do portal", esclarece Adour. "As teses, por exemplo, poderão ser encontradas no site destinado à educação", diz.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A empresa também vai editar livros de novos autores que serão indicados pelo iG. Como parte do acordo, o Internet Group vai receber 15% dos rendimentos da editora, provenientes das vendas realizadas pelo portal. As duas empresas já haviam feito uma primeira experiência em conjunto em janeiro, quando disponibilizou gratuitamente o romance Os Maias, do autor Eça de Queiroz, no site iGLer.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conquista

Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola


A idéia de trabalhar com teses na Internet surgiu quando os três sócios da editora, Tomaz Adour, Fernando Arbashi e André Figueredo, depararam-se com a dificuldade de encontrar trabalhos disponíveis para consulta quando cursavam mestrado. "Ter esses trabalhos online, seria a solução para resolver nossos problemas e tornar nossa pesquisa mais ágil e consistente", explica um dos sócios, Tomaz Adour. "Como o foco da empresa é muito acadêmico, concluímos que a digitalização do arquivo da Biblioteca Nacional seria uma grande inovação no setor de educação", completa.

Publicidade


Os downloads dos livros pertencentes ao acervo da biblioteca custarão 50% menos que os comuns e, conforme garante Arbache, uma parte da renda gerada por eles se destinará à própria insituição. Já as teses, que a Papel & Virtual pretende editar, poderão ser adquiridas em capítulos ou na íntegra. Seus autores vão receber 40% dos valores obtidos com os downloads e 20% do montante referente às operações tradicionais. "Nosso objetivo é ter um dos maiores bancos de teses e dissertações da América Latina", sustenta Arbache. Não por acaso, a empresa também está em negociação com a Biblioteca do Chile para oferecer textos acadêmicos e literários produzidos naquele país.


Ainda pela parceria, todas as bibliotecas brasileiras passarão a ter terminais com as teses em formato digital para consulta gratuita. "Vamos levar esse material, que hoje possui um acesso restrito, para todo o público", garante o Adour. Segundo ele, até o fim do mês já estarão disponíveis no site 250 teses relacionadas à música e até o final do ano mais 750 trabalhos em diversas áreas.


< Leia mais>EUA incentivam regras para e-commerce na


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo