O desembargador Oto Sponholz assumiu ontem a presidência do Tribunal de Justiça (TJ), substituindo Vicente Troiano Netto. Também assumiram os desembargadores José Antônio Vidal Coelho (vice-presidente), e Roberto Pacheco Rocha (corregedor de Justiça).
Sponholz define como prioridade de sua gestão de dois anos o acesso dos mais carentes à Justiça e uma maior velocidade na tramitação dos processos no TJ. Para o novo presidente, a aprovação do novo Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado (CODJ) pela Assembléia Legislativa é fundamental para que a Justiça estadual possa desenvolver suas funções com agilidade.
O anteprojeto que regulamenta o novo código estava previsto para ser votado na Assembléia no ano passado, mas a realização das eleições acabou prejudicando a apreciação do tema. O assunto é polêmico porque, além de prever a criação de novos cartórios e varas de Justiça, pode transformar também Curitiba em uma comarca de entrância especial, o que eleva o tempo que um juiz levaria para chegar a desembargador.