O temporal de ontem à noite causou destruição e muito desespero em moradores do oeste paranaense. Houve desabamento, destelhamento, alagamento e muitos prejuízos. Os piores registros foram em duas comunidades rurais de Cascavel e Pato Branco. Há quem diga que foi um tornado que passou pela região, devido a imensidão dos estragos causados.
Em Cascavel, as comunidades rurais São João e Rio Salto foram assoladas pelo temporal. A cobertura de uma lanchonete desabou e a torre de aproximadamente 30 metros da Polícia Militar também não resistiu ao vendaval. Barracões foram destelhados. Não sobrou nada da cobertura de uma oficina mecância.
O vendaval acompanhado de granizo, que perdurou cerca de 5 minutos, foi suficiente também para devastar uma lavoura de milho e uma plantação de hortaliças. Agricultores perderam praticamente tudo e terão que começar do zero.
Leia mais:
Incentivo à ciência: alunas de Assaí conquistam prêmio da Fiocruz
Projeto do governo Ratinho retira poder de conselho ambiental e prevê ampliar licenças simplificadas no Paraná
Motociclista morre após sair da pista e colidir contra barraca na BR-153 em Japira
Consumidor paranaenses adere à Black Friday e prepara o bolso
Um aviário localizado em São João foi bastante rejudicado. Ventiladores foram arrancados com a força do 'tornado'.
A instabilidade do tempo também assolou Pato Branco. Na Vila Esperança, o nível da água de um córrego subiu rapidamente, que família não tiveram tempo de deixar as casas. A cidade toda ficou praticamente alagada, impossibilitando - em alguns lugares - o tráfego de carros pequenos.
Crianças precisaram ser retiradas com urgência de uma das creches da cidade, que ficou tomada pela água escura. Ás pressas, foram colocadas dentro de um ônibus que estava na frente da entidade.
O muro da sede da Sanepar em Pato Branco, localizada na vila Santa Terezinha, foi carregado pelas águas da forte chuva. O Corpo de Bombeiros estima que pelo menos 200 casas foram destelhadas.
Balanço da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná:
CASCAVEL - vendaval e granizo
- 39 residências danificadas;
- 200 pessoas afetadas
PATO BRANCO - alagametos
- 500 residências danificadas;
- 04 residências destruidas;
- 50 pessoas desalojadas;
- 20 pessoas afetadas;
- 6.000 pessoas afetadas no total.
- Abastecimento de água, energia e transporte foram afetados.