O trânsito é a segunda causa de morte violenta no Brasil e a primeira envolvendo jovens, na faixa etária entre 14 e 25 anos, principalmente do sexo masculino. A maior parte destes acidentes acontece nas madrugadas de sexta-feira, sábado e domingo, um indício de que as ocorrências estão ligadas ao consumo do álcool.
Dados do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) de Curitiba apontam para o mesmo caminho. No ano passado, 21% das vítimas atendidas tinham entre 14 e 19 anos. Foram 8,6 mil acidentes que deixaram um saldo de 10 mil vítimas. Deste total, cerca de 20% foram consideradas ocorrências graves, ou seja, causaram mortes ou deixaram sequelas nas vítimas.
''O risco é ainda maior porque a sociedade estimula o consumismo, mostra que um carro dá status, ou seja, mostra que o consumismo representa liberdade, mas não alerta sobre a responsabilidae necessária para dirigir'', afirmou Carazzai. Ele criticou a postura da maioria dos pais que presenteia seus filhos com carros sem saber se eles têm consciência dos perigos da direção. Segundo o especialista, bastam duas latinhas de cerveja para redução dos reflexos e perda de atenção ao volante.
Leia mais:
Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão
Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes
Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia
Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná
» Leia a matéria completa na Folha de Londrina desta quinta-feira.