A Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) divulgarão na próxima segunda-feira (9) os resultados de uma pesquisa sobre o transporte de crianças em veículos em Curitiba. A pesquisa vai revelar o comportamento dos pais e motoristas que transportam crianças, além de apontar os erros mais freqüentes, como menores de 10 anos no banco da frente, a falta de cadeirinha especial para crianças pequenas e o uso incorreto do cinto de segurança.
A pesquisa servirá de base para ações educativas da campanha "Criança Protegida no Carro", lançada no ano passado pela SBOT e pela Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP), e que conta agora com o apoio da Diretran. As primeiras ações em parceria com a Diretran acontecerão na terça (10) e na quarta-feira (11), na entrada e saída de vários colégios da cidade. Agentes da Diretran e equipes da Sociedade de Ortopedia vão ensinar aos pais a maneira correta de transportar crianças e alertar para os riscos de graves ferimentos mesmo em acidentes de pequeno impacto.
Os acidentes de trânsito são a maior causa de morte de crianças por fatores externos (excluídas as doenças) no Brasil. Quatro em cada 10 mortes na faixa etária até 14 anos são causadas pelos acidentes de trânsito. Segundo dados do Ministério da Saúde, são quase 2,5 mil vítimas fatais por ano nessa faixa etária.
Leia mais:
Filmtech 2024 em Curitiba traz novidades para o audiviosual
Cambé alerta sobre golpe do e-mail de alvará de funcionamento
Ex-deputado de Francisco Beltrão herda vaga de Tiago Amaral na Alep
Comerciantes de Cambé já podem fazer cadastramento para o Dia de Finados
Agenda - Na terça-feira (10), as equipes da Diretran e da Sociedade de Ortopedia estarão na entrada do Colégio Bom Jesus, no Centro, a partir das 7h, e na saída dos colégios Anjo da Guarda e Martinus, no Alto São Francisco, a partir das 11h30.
Na quarta-feira (11), o trabalho será feito na saída do colégio Dom Bosco de Santa Felicidade e na entrada da Escola Municipal Eny Caldeira, no bairro Bacacheri. Os alunos da escola municipal também farão uma blitz-mirim para os motoristas que passam em frente à escola durante o período da manhã, e distribuirão adesivos da campanha educativa de trânsito promovida pela Prefeitura de Curitiba, com o tema "Qualidade de Vida Começa na Rua".