O Zoológico de Curitiba tem novos moradores. Três filhotes de leão, duas fêmeas e um macho, que nasceram há 45 dias. A Prefeitura de Curitiba lançou nesta segunda (11) uma campanha para a escolha dos nomes dos leõezinhos.
O nascimento dos animais foi muito comemorado pelos biólogos e funcionários do Zôo. Os leões são filhos do casal Simba e Diana. Esta foi a segunda gestação da leoa Diana. Na primeira, o filhote nasceu morto.
Os preparativos para o nascimento começaram 15 dias antes do parto. O macho foi afastado para evitar o estresse da mãe. "Na natureza este é o comportamento natural da fêmea para proteger as crias", explicou o veterinário do Zôo, Manoel Javorouski. A reaproximação da família começará a ser feita depois de seis meses.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
A gestação de leoas chega a durar 110 dias. Depois do nascimento, ela passa cerca de um ano cuidando dos filhotes. Os novos moradores do Zôo poderão ser vistos pelo público dentro de 15 dias. O desenvolvimento dos filhotes é acompanhado por veterinários e biólogos da Prefeitura. "Eles estão saudáveis, mas a quarentena é importante para eliminar qualquer risco à sobrevivência deles", disse o veterinário.
Para aproximar ainda mais a população das atividades do Zoológico, foi lançada, em parceria com a Rede Paranaense de Comunicação, a campanha para escolha dos nomes dos leõezinhos. Até quarta-feira (13) pela manhã, a população poderá votar. Os mais indicados irão para votação na quinta, dia 14. Os nomes eleitos serão divulgados na sexta-feira (15), às 12 horas, pela RPC.