O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) realiza nesta segunda-feira (5), às 10h, a abertura da VII Semana Nacional da Conciliação, no 10º andar do Palácio da Justiça, no bairro Centro Cívico, em Curitiba. O evento, que acontece paralelamente em todas as comarcas, tem como objetivo buscar formas de solucionar conflitos, para reduzir o grande número de processos em trâmite.
A semana contará com palestras do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, e da juíza auxiliar da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Mariella Ferraz de Arruda Pollice Nogueira.
Na ocasião, estarão presentes o 1º vice-presidente, desembargador Onésimo Mendonça de Anunciação; o 2º vice-presidente do TJ e presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargador Ivan Campos Bortoleto; a coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos de 2º grau e coordenadora da semana Estadual de Conciliação, desembargadora Denise Krüger Pereira, entre outros magistrados e autoridades.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Em suas comarcas, os juízes do estado organizaram audiências de conciliação, que serão realizadas no período de 7 a 14 de novembro. No Tribunal de Justiça do Paraná, será realizado o Mutirão Temático de Conciliação de Companhias Aéreas, com processos do Fórum Cível e dos Juizados Especiais.
A Semana Nacional pela Conciliação foi desenvolvida pelo CNJ em parceria com os Tribunais participantes do movimento pela conciliação.
A campanha tem a finalidade de disseminar em todo o país a cultura da paz e do diálogo, fortalecendo a solução dos conflitos de forma negociada. Segundo os organizadores, é uma oportunidade de resolver consensualmente os problemas de forma rápida e eficaz.