Começa neste domingo, às 9 horas, o segundo maior vestibular da história da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os portões dos locais onde estarão sendo realizadas as provas serão abertos às 8h15 e fechados às 8h45. São 47.179 candidatos, divididos em 7.056 turmas, que enfrentarão uma maratona de três dias de provas.
O curso mais procurado é o de Medicina. São 5.506 candidatos para 176 vagas, formando uma média de 31,28 candidatos/vaga. Em segundo lugar vem Direito, com 27,05 candidatos/vaga e, em terceiro, Bacharelado em Informática, com 17,68 candidatos/vaga.
Com uma forte preocupação com a tranquilidade na realização das provas, foi montado um grande esquema de segurança. Estão escaladas para trabalhar este ano 4,5 mil pessoas. Segundo os organizadores, todas essas pessoas estão preparadas para enfrentar e evitar qualquer tipo de fraude. Para isso, todos os locais estão sendo monitorados 24 horas por dia pela Polícia Federal. Também serão utilizados 314 tipos diferentes de provas, com inversões de questões, dificultando ainda mais qualquer tentativa de fraude.
Leia mais:
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
Com a novidade da interiorização - realização de provas nas cidades de Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, Cascavel, Palotina e Joinville (SC) -, o concurso deve entrar para a história da UFPR. Os cadernos de provas que serão aplicadas nessas cidades foram levadas aos respectivos campus acompanhados de forte escolta da Polícia Rodoviária Federal. A idéia da descentralização das provas surgiu para evitar fatores agravantes aos vestibulandos do interior, como a ansiedade e as despesas com estadia e deslocamento.
Os candidatos que tiverem dúvidas sobre a realização do vestibular 2000 podem acessar a Internet pelo endereço www.cccv.ufpr.br, ou telefonar para a Comissão Central do Concurso Vestibular, sediada em Curitiba. Os números são (41) 267-6766 e 266-0909. Há também o Dique-Vestibular (41) 323-3030.