O movimento nas estradas de acesso ao litoral paranaense e catarinense é intenso na manhã desta quinta-feira (31), último dia do ano. Desde o início da manhã, centenas de motoristas enfrentam o congestionamento na BR-101, nas proximidades da entrada para o município de Garuva (SC), que também dá acesso a Guaratuba (PR), localizada no km 6 da rodovia, logo após a divisa dos estados entre Paraná e Santa Catarina. O congestionamento já se estende até a BR-376, no km 671, formando uma fila de quase 10 km.
A concessionária orienta para que os usuários evitem trafegar pelo local em horários de pico, já que este é um ponto onde é comum encontrar maior lentidão durante esta época do ano. Na noite de ontem, a fila chegou a atingir cerca de 25 km.
De acordo com a concessionária Autopista Litoral Sul, que administra o trecho entre Curitiba (PR) e Palhoça (SC) formado pelo Contorno Leste de Curitiba (BR-116) e pelas BRs 376 e 101, o fluxo de veículos está intenso em toda a extensão do trecho no sentido sul, causando lentidão no tráfego de veículos.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
BR-277
O movimento também é intenso na rodovia BR-277 para quem segue para Paranaguá. O fluxo de veículos é lento nesta manhã e o trecho com maior lentidão fica a 10 quilômetros do centro de Paranaguá.
De acordo com a concessionária Ecovia, mal o dia amanheceu, milhares de motoristas já estavam na estrada em busca do réveillon nos balneários do Paraná. Segundo a Ecovia, às 10 horas o fluxo de carros havia atingido 2.200 por hora.
Ontem, o movimento não foi diferente. O fluxo de veículos que se deslocavam sentido litoral foi intenso das 16h à 0h com picos de 2.5 carros/hora. Com o alto fluxo e pancadas de chuva no inicio da noite de ontem o trânsito no acesso a Pontal do Paraná pela PR-407 ficou congestionado - nesta estrada picos de 1,2 carros passavam por hora. Para dar vazão ao trânsito, a concessionária realizou uma operação especial no local. A quarta-feira fechou com a passagem de 31.768 mil carros pela BR277, outros 31 mil devem fazer o mesmo percurso nesta véspera de Ano Novo.
Os motoristas que se deslocam nesta manhã pela BR-277 encontram tempo nublado em Curitiba e São José dos Pinhais. Já na região do Litoral há chuva e alguns pontos apresentam neblina.