Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Turistas inundam praias com lixo

Katia Michelle - Equipe da Folha
05 jan 2002 às 14:01

Compartilhar notícia

A superpopulação nas praias do Paraná aumentaram a produção de lixo em 45%, em relação ao ano passado - Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Curitiba - As praias paranaenses tiveram um aumento de 45% na coleta do lixo entre dezembro e janeiro últimos em relação ao mesmo período do ano passado. Para a Secretaria do Meio Ambiente, o acréscimo indica que aumentou o número de veranistas e consequentemente o consumo de produtos, o que seria um índice positivo. No entanto, a situação traz outra questão preocupante: as praias paranaenses estão mais poluídas.

‘Falta cultura na população’, considera o secretário do Meio Ambiente, José Antônio Andreguetto, sobre a quantidade de lixo jogado na areia da praia observada nas praias do Estado. Andreguetto participou ontem de uma reunião com os prefeitos do Litoral para avaliar os trabalhos de coleta de lixo, limpeza, educação ambiental e outras ações ambientais desenvolvidas pelo governo do Estado nos principais balneários e na Ilha do Mel durante a temporada de verão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O principal problema apontado durante o encontro foi a limpeza das praias. ‘Demos um prazo de 45 dias para corrigirmos os erros’, salienta Andreguetto. A Secretaria do Meio Ambiente e as prefeituras vão intensificar o trabalho de educação ambiental. Também será realizado, nas praias de Caiobá e Guaratuba, uma campanha em parceria com a entidade ambiental Sociedade de Pesquisa e Vida Selvagem e a empresa de Telefonia Tim Sul um programa ambiental monitorado por 20 voluntários. A programação que começa hoje inclui atividades como reciclagem de papel e o recolhimento nas praias até problemas com o tráfico de animais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conquista

Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Quanto à questão da balneabilidade (condição sanitária da água), a Secretaria do Meio Ambiente deve divulgar apenas na próxima semana a condição das praias paranaenses. Andreguetto adianta no entanto que a condição é melhor do o mesmo período do ano passado. ‘Mas temos consciência que esse problema só será resolvido depois das obras de saneamento, com conclusão prevista para março de 2003’.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo