Curitiba - Um termo de cooperação assinado entre as secretarias de Segurança Pública e de Turismo, a Polícia Federal e o Curitiba Convention & Visitiours Bureau criou, no Paraná, o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), uma espécie de delegacia especializada, que dará suporte no caso de furtos, assaltos, acidentes e perda de documentos. A unidade funcionará no 1.º Distrito Policial, no centro de Curitiba, e haverá um posto 24 horas na rodoferroviária.
De acordo com o secretário de segurança, Luiz Fernando Delazari, o atendimento aos turistas brasileiros e estrangeiros que visitam Curitiba está sendo incrementado também com a distribuição de folhetos, cartilhas e revistas. Eles serão recepcionados nos postos de atendimento 24 horas por estagiários de turismo durante o dia e por funcionários terceirizados no período noturno.
Dos 1,7 milhão de turistas que estiveram em Curitiba em 2003, quando foi registrado um aumento de 16% em relação ao ano anterior, 3,8% vieram de outros países e 62,7% de outros estados do Brasil. A previsão para 2004 indicava uma tendência de a capital receber cerca de 20 mil turistas a mais do que em 2003, em função do aumento do número de eventos realizados, mas estes dados só serão consolidados no primeiro trimestre de 2005.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
De acordo com as pesquisas de demanda realizadas anualmente pela Secretaria de Turismo, em 2003 o Paraná recebeu 6,2 milhões de turistas, 48% provenientes de cidades paranaenses, 32% de outros estados e 20% do exterior.