Foi oficializado nesta segunda-feira, em Curitiba, o termo de cooperação entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) para o desenvolvimento de ações conjuntas nos setores acadêmico, cultural e de pesquisa.
O acordo assinado pelo reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, e pela reitora da UEL, Lygia Lumina Pupatto, destaca a criação do conceito de ''Universidade do Paraná'', espaço para a discussão e implementação de políticas de educação superior e desenvolvimento para o Estado; a defesa de políticas públicas como garantia do financiamento do ensino superior público; a reafirmação do compromisso social das duas instituições diante da sociedade brasileira; a criação de programas de intercâmbio e o compromisso com a ocupação da totalidade das vagas existentes em seus cursos.
As coordenadorias da UEL e pro-reitorias da UFPR já estão definindo as linhas de atuação. Na área cultural, por exemplo, pode haver uma parceria para a realização dos festivais de teatro e de música.
Leia mais:
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
Intercâmbios de alunos, realização de pesquisas e de cursos de pós-graduação interinstitucionais são outros projetos que já estão sendo discutidos e podem ser viabilizados.
Os dois reitores esperam iniciar os projetos conjuntos no ano que vem. Mas na área cultural, a primeira ação é concretizada, com o concerto da Orquestra da Universidade Estadual de Londrina nesta terça-feira à noite, no anfiteatro da Reitoria, como parte da programação de reinício de mais um semestre letivo da UFPR. Sob a regência do maestro Evgueni Ratchev, a OSUEL apresentou peças de Mozart, Vivaldi, Prokofieff, Grieg, Rossini, Dvorak, Carlos Gomes e Luiz Gonzaga.