A Universidade Estadual de Maringá - UEM - anuncia que foram aprovadas mudanças para o concurso vestibular da instituição, que passam a valer já para o vestibular de inverno, cujas inscrições serão aceitas entre 24 de abril e 14 de maio. As mudanças foram discutidas e aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que decidiu, primeiramente, estabelecer uma nota mínima para a prova de redação de 22 pontos. Essa pontuação corresponde a 20% do total máximo obtido na prova, que é 110 pontos.
Pelas novas regras, o candidato não poderá zerar em nenhuma das provas aplicadas, o que vinha sendo tolerado desde a aprovação do novo modelo do concurso, que passou a vigorar no 1º vestibular do ano passado.
Outra alteração é na sistemática de classificação para avaliação da redação e das questões discursivas. A pontuação das questões objetivas das provas 1, 2 e 3 classifica o candidato para a etapa seguinte: a correção das questões discursivas e da prova de redação.
Leia mais:
Operação de combate a incêndios do Paraná termina: 2024 já teve o dobro de ocorrências de 2023
Minha Casa Minha Vida autoriza a construção de 1.282 casas para 44 cidades do Paraná
UEM ocupa primeiro lugar no ranking de produção científica feminina no Brasil
Paranaprevidência abre inscrições para concurso público
Antes da mudança, apenas os candidatos classificados até quatro vezes o número de vagas ofertadas por curso tinham essas provas avaliadas. Agora será considerado até cinco vezes esse número. Exemplificando: para um curso que oferece 20 vagas, os classificados até a posição 100º lugar terão a redação e as provas discursivas corrigidas. Antes, a classificação iria até o 80º lugar.
As inscrições para o vestibular de inverno deverão ser feitas pela web, no endereço www.uem.br/vestibular. As provas serão aplicadas de 16 a 18 de julho e o resultado divulgado no dia 11 de agosto.