A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inaugura nesta terça-feira (29) o maior telescópio do Estado, colocando-se entre os três maiores observatórios educacionais do país.
A obra foi viabilizada por meio de um convênio no valor de R$190 mil entre a UEPG, Fundação Vitae e Universidade Livre dos Campos Gerais (Unicampos), em outubro de 2005. O telescópio está instalado no campus de Uvaranas.
Funcionando nas proximidades do Bloco "G", de Educação Física, o Observatório da UEPG recebeu com suporte do convênio um telescópio de 40cm, dois telescópios (espelho) de 30cm, uma câmera CCD (para astrofotografia), conjunto de oculares, espectógrafo (para decomposição da luz), módulo Tipl-Tilde (correção da atmosfera da Terra), roda de filtros (13 filtros) e três binóculos, entre outros.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Com a transferência do Observatório Astronômico da UEPG do Jardim Boa Vista para o Campus de Uvaranas haverá melhor atendimento a projetos de ensino, pesquisa e extensão. No espaço do Campus de Uvaranas, o Observatório Astronômico conta com um auditório para 192 pessoas.
O Observatório recebe até 60 pessoas por seção de atendimento. O programa de visita de escolas e interessados da comunidade em geral está lotado até o final do ano.
Entre os projetos desenvolvidos no espaço estão o "Astrônomo Júnior", que recebe um aluno por escola cadastrada para fazer a imagem de um objeto do céu, com divulgação no site do Observatório Astronômico ; "Noites Astronômicos", dirigido a escolas e interessados em geral, desde 2002, e "Práticas de Astronomia nos Campos Gerais".