A Universidade Federal do Paraná apresentou, nesta sexta-feira, as mudanças que serão aplicadas no vestibular da instituição a partir do ano que vem.
Em entrevista à rádio CBN, o reitos Carlos Augusto Moreira Junior afirmou que as provas somatórias, em fase única, serão extintas. Já no próximo ano, vestibular da UFPR será dividido em duas fases: na primeira fase, de um dia, será realizada uma prova objetiva, com 80 questões.
Os melhores colocados serao classificados para uma segunda fase, com dois dias de provas. No primeiro dia, será feita uma prova de compreensão e interpretação de texto, e no segundo dia duas provas abordando disciplinas específicas dos cursos. Os candidatos de Música, Arquietura e Design deverão passar, na segunda fase, por uma prova de habilidade.
Leia mais:
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Inmet emite alerta de tempestade que inclui Paraná até quarta-feira
Segundo o Moreira Junior, desde que assumiu a reitoria a comunidade reivindicava mudanças no atual modelo do vestibular. Por isso, no início deste ano uma comissão foi designada para reelaborar a estrutura do concurso. O reitor disse que o novo modelo não foi divulgado anteriormente para não confundir os vestibulandos, que estão realizando o último dia de provas nesta terça-feira.
O reitor também afirmou que, a partir de 2007, o vestibular incluirá questões de Sociologia e Filosofia em sua prova. De acordo com Moreira Junior, o governador Roberto Requião (PMDB) já foi informado sobre a mudança. Escolas públicas e particulares, além dos cursos pré-vestibulares, deverão incluir as disciplinas em suas grades.
As datas previstas - mais não confirmadas - do vestibular do ano que vem são dia 19 de novembro (1ª fase) e 19 e 20 de dezembro (2ª fase).