O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Augusto Moreira Junior, apresentou nesta quarta-feira, em reunião com o assessor especial do governador, Daniel Godoy Junior e demais secretários estaduais, o programa Ensino, Pesquisa e Extensão "Vale do Ribeira".
O Vale do Ribeira fica ao norte de Curitiba, próximo à divisa com o estado de São Paulo, e apresenta os índices mais baixos de desenvolvimento urbano (IDH) do Paraná.
O projeto foi desenvolvido a pedido do governador Roberto Requião, o projeto prevê ações nas áreas da educação, saúde, agricultura e meio ambiente, qualificação de mão-de-obra, cultura e democratização da informação.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Segundo a secretaria estadual da Comunicação Social, as ações propostas deverão integrar as demais ações do governo do Estado para desenvolver a região.
Para a área de educação estão previstas ações de capacitação de novos professores para a alfabetização de jovens e adultos, além de física e matemática.
O projeto inclui ainda a criação de dois cursos profissionalizantes, de técnico agrícola com ênfase em agroecologia, e de técnico em enfermagem, com ênfase na saúde de família.
A população deverá receber ainda atendimento médico emergencial, incluindo as especialidades de ginecologia e obstetrícia, cirurgia, traumato-ortopedia e odontologia.
Os produtores rurais terão a oportunidade de participar de programas de capacitação a respeito das medidas sanitárias adequadas ao manejo do leite, entre outras ações relacionadas à educação sanitária.
Projetos de democratização da informação, de qualificação de mão-de-obra e de cidadania completam o programa.