Hoje a UFPR e o Cefet-PR irão decidir quando reiniciarão suas aulas, após 108
dias de paralisação. A Assembléia dos professores da Universidade Federal do Paraná, iniciada às 9h30, irá definir o calendário de reposição das aulas em janeiro e a data em que as aulas irão ser retomadas. "Todas as aulas serão repostas. Vamos voltar em janeiro porque se retornássemos agora nós iríamos prejudicar os estudantes e isto nós não queremos. O nosso objetivo sempre foi dar prioridade à qualidade e vamos fazer isto do início ao fim para não prejudicar ninguém", afirma o presidenteda Associação dos Professores da UFPR, Francisco de Assis Marques.
Já o retorno das aulas do Cefet-PR está ainda indefinida. Na Assembléia em que essa decisão irá ser tomada, a ser realizada realizada hoje, às 14h30, opiniões irão entrar em choque. A diretoria defenderá a retomada das aulas na próxima segunda-feira, enquanto alunos e professores defendem a volta em janeiro. A diretoria reafirma sua posição baseando-se nas decisões tomadas no Cefet-Pato Branco e Cefet-Ponta Grossa, que irão retomar o calendário de reposições já na segunda-feira, dia 10.
A volta às aulas das duas instituições federais foram decididas após a aprovação do projeto de lei que aumenta em 13,2%, a partir de fevereiro, o salário dos professores. Após a Assembléia, os grvistas pretendem comemorar suas conquistas frente ao Governo Federal. A proposta é de reposição de 73 dias de aula. Os alunos reivindicam reposição de 82 dias, pois desconsideram
as 3 semanas de aula entre o fim das férias de julho e o início da greve, em 22 de agosto.