Com um repertório eclético de música popular brasileira, espanhola, americana e argentina, a Trupe da Gaita apresenta hoje e amanhã, às 21 horas, no Teatro da Federação Espírita do Paraná, o show "Gaita não é só grana".
Considerado pelos especialistas como o único grupo do mundo que mais se aproxima da formação convencional dos anos 30, a Trupe da Gaita é formada por quatro harmonicistas solo (Benevides Júnior, Alexandre Kozlowski, Gilberto Lima e Ricardo Rodrigues da Rosa), um hormonicista baixo (Ronald da Gaita), um violoncelista (Marcelo Ricciardi) e um percussionista leve (Paulo Mendes).
O repertório do grupo é montado com músicas de compositores renomados e com boa qualidade harmônica e melódica. Dos brasileiros, a Trupe toca Waldir Azevedo, Pixinguinha, Ary Barrozo, Luiz Gonzaga e Fred William, que apesar do nome é brasileiro e foi muito popular. Da música argentina, os tangos e as valsas são as preferidas.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Mesmo sendo um grupo curitibano, a Trupe da Gaita apresenta-se com maior frequência em outras cidades. "O custo dos teatros de Curitiba são muito altos. Preferimos tocar como grupo contratado, em outras cidades do Estado, pelo interior de São Paulo e em Santa Catarina", esclarece Ronald da Gaita.
Ele conta que a gaita moderna foi inventada em 1821 por um fabricante de relógios na Alemanha, como um hobby. A partir de 1857 o instrumento se tornou popular em toda a Europa e também nos Estados Unidos. A consagração da gaita veio como blues americano, nos campos de algodão dos estados sulistas. Após a 2ª Guerra Mundial houve um grande êxodo da população negra da área rural para os centros urbanos americanos, que levou consigo a hormônica.
Começando nos anos 30, quatro gigantes da Gaita Blues gravaram e tocaram em Chicago, entre eles Sonny Boy Williamson, Little Walter, Big Walter e Rice Miller. Depois disso, músicos famosos como Mick Jagger, John Lennon, Neil Young e Bob Dilan utilizaram a gaita em suas músicas, ajudando a estabilizá-la como um instrumento de blues e rock.
Serviço: Show "Gaita não é só grana", com a Trupe da Gaita, hoje e amanhã, às 21 horas, no Teatro da Federação Espírita do Paraná, à Alameda Cabral, 300. Ingressos a R$ 5,00 e R$ 3,00 (classe artística, estudante e com bônus). Informações: 223-6174.