Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Um violão espanhol no Canal da Música

Redação - Folha do Paraná
19 jun 2001 às 08:36

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os amantes do violão, especialmente, esta noite terão que driblar o frio curitibano e assistir ao recital do violonista espanhol Fernando Espí, no Canal da Música às 21 horas. Será uma única apresentação através do projeto Latina 2001, desenvolvido através da parceria entre os governos da Itália, Espanha e França com a Secretaria de Estado da Cultura. Apoio cultural da Petrobras.

Amanhã, às 15 horas, no mesmo local, Espí estará ministrando um recital didático para estudantes de violão. O encontro faz parte da proposta do Latina 2001 de também voltar-se para a área educativa, além do aspecto artístico. Este é o diferencial do evento realizado ano passado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Fernando Espí é um dos jovens talentos musicais de seu país. Tem 26 anos e carrega prêmios importantes em seu currículo. Foi o vencedor do VI Concurso "Francisco Tarrega" de Villareal (1996), do V Concurso de Interpretação Musical Villa de Cox (1998) e do Concurso Permanente Jovens Intérpretes da Espanha.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em mata fechada

Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão

Imagem de destaque
'Agente' Filó

Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes

Imagem de destaque
Danos morais

Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia

Imagem de destaque
Sem mortes

Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná


No programa de hoje executará "Fantasia Turina", de Joaquín Turina, "Sonata", de Antonio José, "Capricho Árabe" e "Fantasia sobre Temas de La Traviata de Verdi", de Francisco Tárrega.

Publicidade


De Manuel de Falla escolheu a Homenagem "Pour le Tombeau de Claude Debussy", Duas Danças do Balé "El Sombrero de Tres Picos", "Danza de Corregidor" e "Danza de Molinero". E mais: "Fantasia Elegíaca op. 59" de Ferado Sor; "Granada" e "Asturias", de Albéniz.


Este recital coloca em evidência um dos símbolos musicais da Espanha, que é naturalmente o violão. Ele está tão enraizado na cultura hispânica que é impossível separar-se um do outro. O instrumento chegou ali através dos mouros e mais tarde viria a chamar-se guitarra.

Publicidade


Enraizado nos costumes do povo, teve em Fernando Sor (1778-1839) seu primeiro virtuose reconhecido mundialmente. Ele está para o violão assim como Paganini ao violino. Por razões diversas o violão iria amargar anos de reclusão e esquecimento até ser reabilitado por outro espanhol, Francisco Tárrega.


O maestro Osvaldo Colarusso, no comentário que faz sobre o programa desta noite, observa que Tárrega "através de obras extremamente virtuosísticas, defende heroicamente as qualidades de seu instrumento".

Serviço: Recital de violão com o espanhol Fernando Espí. No programa obras de Turina, Antonio José, Tárrega, Manuel de Falla, Fernando Sor e Albéniz. Hoje (19), às 21 horas, no Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695, fone 335-5273), integrando a série Latina 2001. Ingressos a R$ 10,00. Dia 20, às 15 horas, no Canal da Música, terá recital didático para estudantes. Entrada franca.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo