Dados divulgados pela Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) demonstram que o Brasil é um dos países com maior incidência de câncer de laringe. Dos 15 mil brasileiros que contraíram a doença no ano passado, oito mil morreram por não terem descoberto em fase precoce.
Os dados do Paraná ainda não foram tabulados, mas segundo a fonoaudióloga Deise Pfutzenreuter, auxiliar de coordenação da Semana Nacional da Voz, que começou nesta segunda-feira, em Curitiba, o problema é sério e afeta principalmente fumantes (o cigarro seria responsável por mais de 90% dos casos) e profissionais da voz (professores, músicos, radialistas e jornalistas).
"A gente orienta as pessoas que procurem um especialista e façam avaliações periódicas, principalmente em casos de sintomas prolongados de rouquidão e pigarro", ensina ela.
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
Os problemas com a voz podem ser previnidos com dicas simples. Hidratar a garganta com pelo menos oito copos de água por dia e conhecer especialistas da área são as principais dicas. "A gente tem que começar a se alertar. Ninguém presta atenção na voz. Apenas quando ela falta. As pessoas precisam ter mais consciência dos problemas e encontrar as soluções", salientou.
Ela condenou o uso de pastilhas, sprays, soluções caseiras e medicamentos para melhoria da voz. "Só se deve fazer isto com orientação e indicação médica. Caso contrário, o profissional terá apenas uma falsa impressão de que tudo está bem. E o problema acaba se agravando", orientou.
Até sexta-feira, fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas estarão dando orientações para a população na Boca Maldita e nos shoppings Curitiba (das 10h às 20h), Crystal (11h às 20h), Total (17h às 20h), Mueller (14 às 20 horas) e Estação PolloShopp (11h às 14h). As pessoas que tiverem problemas detectados pelos especialistas estarão sendo encaminhadas para clínicas e postos conveniados.
Procure um especialista em casos:
- Alterações na voz
- Rouquidão prolongada por mais de 15 dias
- Pigarro
- Dor ou ardência na garganta
Dicas para ter uma boa voz
- Hidratar a laringe com oito copos de água por dia
- Evitar o tabaco
- Conhecer especialistas
- Evitar tomar medicamentos, pastilhas ou soluções caseiras para voz
Leia mais em reportagem de Luciana Pombo, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta terça-feira